Revoga já! Este foi o sentimento das pessoas que participaram do 3° protesto organizado pelo Movimento do Bem contra a Taxa do Lixo em Diadema neste domingo (24).
No Jardim Ruyce, populares integraram o movimento que recolheu assinaturas e fez contato direto com residentes e comerciantes.
Até agora, o abaixo assinado já supera 15 mil adesões pela revogação da Taxa do Lixo.
O ponto de encontro do grupo foi na Rua Pau do Café, 1500, Jardim Ruyce.
Este foi o terceiro ato do movimento, que conta com a organização de vereadores e a participação de moradores e lideranças da cidade, tais como Taka Yamauchi, os vereadores Boy, Eduardo Minas, Reinaldo Meira, Cabo Ângelo, a ex-vereadora Cida Ferreira e os ex-vereadores Juninho do Chicao, Marcos Michels e Sérgio Mano.
A taxa é cobrada junto com a conta de água e está em vigência desde o mês de abril.
O movimento alega que a taxa é abusiva e promete ir à Justiça caso o governo municipal comandado pelo prefeito José Di Filippi Jr. Não suspenda a cobrança.
De acordo com o comando do movimento, “moradores que pagavam cerca de R$ 240,00 por ano, com a nova taxa vão pagar R$ 1.200 ao final dos 12 meses”.
Segundo Taka Yamauchi, além de irregular e abusiva, a nova taxa irá aumentar a evasão de empresas da cidade e contribuir para o desemprego do município.
“Não iremos parar enquanto essa taxa não for revogada”, comenta Taka.
Yamauchi também ressaltou o impacto econômico. “É um efeito cascata. Deixe o leite e o pão das crianças mais caros. Deixa a água mais cara. Tudo encarece”.
A reportagem do ABC em OFF acompanhou.
Veja o vídeo.