A Prefeitura de Diadema ampliou a oferta do exame diagnóstico de eletrocardiograma na rede de Urgência, Emergência e Hospitalar, por meio de uma parceria com o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.
Com a iniciativa foi possível instalar quatro pontos do sistema Tele-ECG nos serviços 24h, sendo um no Pronto Atendimento (PA) Eldorado, no PA Paineiras, no Pronto Socorro Central (PSC) e no Hospital Municipal de Diadema (HMD). Juntos, os quatro serviços realizaram 8.770 exames laudados entre os meses de fevereiro e agosto deste ano.
O Pronto Socorro do Hospital Municipal (PSC), primeiro serviço a implantar o exame, é, até o momento, que fez o maior número de exames, um total de 2.702. O HMD vem na sequência, com 2.549 exames. No PA Paineiras foram 1.898 e no PA Eldorado, 1.621, respectivamente.
Leia mais:
– Diadema aplica mais de 102 mil doses contra influenza
– Diadema: Movimento do Bem realiza segundo ato de protesto contra taxa do lixo e reúne 300 pessoas
– Parque do Paço de Diadema ganha novos investimentos
O exame é encaminhado remotamente para a Central de Laudos, que emite o laudo de forma simples, rápida e remota por um cardiologista do Instituto Dante Pazzanese.
O exame pode ser realizado por um enfermeiro, mas apenas um médico pode laudá-lo. Aí que a tecnologia entra, pois o sistema Tele-ECG é o que existe de mais avançado em termos de soluções tecnológicas aplicadas na telemedicina, garantindo o acesso a um número maior de pessoas aos exames de eletrocardiograma.
Segundo a Prefeitura, o exame ajuda a diagnosticar possíveis anormalidades cardíacas, como arritmias, infartos, garantindo assim mais agilidade na conduta do atendimento e traz mais segurança aos médicos plantonistas das portas de urgência do município.
Parceria
A ampliação do acesso à tecnologia de Tele-ECG está no escopo do convênio firmado entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Secretaria do Estado da Saúde e a Fundação Adib Jatene – Instituto Dante Pazzanese, assinado em outubro do ano passado.
Com a parceria, o município recebeu quatro aparelhos eletrocardiógrafos, um para cada ponto da rede, além de acessórios para realização do procedimento.
A Prefeitura realizou as adequações em cada local de instalação e a Fundação Adib Jatene realizou os treinamentos para os profissionais que estão aptos a manusear os equipamentos.