Considerado um dos expoentes do movimento sindical no Brasil, o ex-deputado federal Jair Meneguelli, candidato a prefeito de São Caetano pelo PT, participou da Sabatina ABC em OFF Eleições 2024, onde respondeu por 20 minutos os questionamentos dos jornalistas Anderson Afonso, Andréa Brock e Leandro Amaral.
O sindicalista, que ajudou a criar o Partido dos Trabalhadores no país e presidiu a Central Única dos Trabalhadores e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC afirmou que, se eleito em outubro, pretende implantar um governo participativo na cidade. “Vamos implantar o governo participativo e transparente na cidade, um governo que ouça a população, os jovens e os idosos”, afirmou o candidato.
Na Saúde, Meneguelli afirmou que pretende ampliar as parcerias com o Governo Federal a fim de diminuir filas de exames e cirurgias, além de implantar um Hospital da Mulher. Ainda sobre a pasta, se eleito Meneguelli quer que São Caetano retorne ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC a fim de realizar uma parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, mais conhecido por Hospital do Amor. Conforme explicou o candidato, a ideia é criar um hospital regional para atendimento e prevenção dos casos na área de Oncologia.
Também se eleito, Meneguelli pretende trazer o Minha Casa, Minha Vida para a cidade. “São Caetano não fala muito disso porque tem vergonha, mas tem muita gente que paga aluguéis caríssimos com extrema dificuldade e a cidade tem muitos cortiços onde famílias têm apenas um banheiro coletivo. É preciso ajudar essa população que está escondida”, afirma o candidato.
Sobre o Tarifa Zero, o candidato afirma que se eleito pretende manter o projeto, porém irá aumentar o número de ônibus e retirar a catraca dos veículos. “Não tem sentido a catraca. Quero conhecer esse contrato”, afirma o candidato que promete uma auditoria na Prefeitura caso seja eleito.
Sobre a participação do presidente Lula em sua campanha, Meneguelli afirmou que o mesmo irá enviar um vídeo de apoio à sua campanha. “Ele tem que enviar. Foi ele que me colocou nisso tudo”, brincou o candidato que espera aumentar a representação do partido na Câmara Municipal.
“Quando fui deputado federal em 1994 tínhamos três vereadores do PT na Câmara. Acredito que possamos retomar isso”, comenta o candidato ao lembrar que o presidente Lula foi o mais votado na cidade na última campanha proporcional.
Veja a íntegra da entrevista com o candidato Jair Meneguelli.
https://youtube.com/live/KCgN3Fab0Aw?feature=share