Dando continuidade às ações do Projeto Lean, do Ministério da Saúde, o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC) realizou neste mês o evento “Toda cirurgia importa”, como parte das atividades voltadas ao centro cirúrgico e unidades de internação. A iniciativa ocorre em um momento de reforço das estratégias para conscientização sobre o atingimento de metas cirúrgicas e eficiência operacional, alinhadas à vocação da instituição: a realização de cirurgias complexas em diversas especialidades.
O centro cirúrgico do HEMC representa mais de 60% do perfil assistencial do hospital, que realiza cerca de 1.000 procedimentos por mês. A busca pela organização e padronização dos processos tem o objetivo de melhorar o gerenciamento do fluxo cirúrgico, uma prioridade para garantir a qualidade e agilidade nos atendimentos.
A unidade possui 13 salas cirúrgicas, com atendimento 24 horas por dia e atendimentos prevalentes de traumatologia, ortopedia e oncologia. As demais especialidades disponíveis são: neurocirurgia, cabeça e pescoço, cirurgia vascular, urologia, cardiovascular, ortopedia, ginecologia, cirurgia oncológica, otorrinolaringologia, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, dermatologia, cirurgia geral, mastologia, cirurgia bariátrica e cirurgia de redesignação sexual.
A iniciativa “Toda cirurgia importa”, realizada em 2 de outubro, reafirma o compromisso do HEMC em otimizar seus processos internos e fortalecer o papel do centro cirúrgico, que é essencial para a sua missão assistencial.
PROJETO LEAN
O Hospital Estadual Mário Covas foi aprovado em agosto para o 5° ciclo da 2ª fase do projeto Lean, do Ministério da Saúde (MS), batizada ‘Transformação LEAN nos Hospitais’. Diferentemente da etapa inicial, ligada à área de Emergência, agora o foco está na otimização dos processos no centro cirúrgico e unidades de internação. A iniciativa do MS ocorre em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), com mentoria do Hospital Sírio-Libanês (HSL).
O Hospital Mário Covas já havia obtido avaliação positiva na etapa anterior do projeto, o Lean nas Emergências, candidatou-se à Fase 2 e foi aprovado. Neste 5° ciclo estão 20 hospitais de todo o Brasil. O objetivo é aumentar a eficiência do centro cirúrgico, reduzir o tempo médio de permanência dos pacientes e assegurar altas hospitalares oportunas, utilizando a metodologia Lean e outras abordagens de gestão de processos hospitalares.
A implementação terá duração de 12 meses, seguida de quatro meses de monitoramento. As atividades incluem reuniões mensais presenciais com uma enfermeira e um médico do Hospital Sírio-Libanês, que acompanham o andamento do projeto.
O projeto Lean é uma iniciativa do Ministério da Saúde, viabilizada por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). As indicações para participação acontecem em ciclos, a cada seis meses, e são um consenso entre MS, CONASS e CONASEMS. Este é o quarto projeto do Ministério da Saúde em que o HEMC é selecionado para participar. Outros três já foram concluídos: “Paciente Seguro”, “Saúde em nossas Mãos” e “Lean nas Emergências”.