A Prefeitura de São Bernardo promoveu nesta terça-feira (6) a aula inaugural do Projeto Mais Música, que chega a 19 escolas municipais de Educação Básica do município.
Parceria entre a Secretaria de Educação com o Fundo Social de Solidariedade e a Associação Tocando a Vida, o programa vai oferecer para 1.050 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das EMEBs oficinas de instrumentos musicais, como clarinete, trompete, violino e xilofone, além de canto coral.
O evento de lançamento foi realizado no Cenforpe, com presença de representantes das escolas que serão beneficiadas com o programa e apresentações musicais da orquestra formada pelos professores do projeto.
Na ocasião, o prefeito Orlando Morando fez a entrega simbólica dos instrumentos musicais a representantes das unidades escolares. O chefe do Executivo ressaltou o quanto a música é um agregador social.
Leia mais:
Guarda Ambiental de São Bernardo interrompe extração ilegal de palmito
Mês do Meio Ambiente em São Bernardo tem ciclo de palestras sobre riscos climáticos
Programa Saúde da Família de São Bernardo supera 190 mil consultas domiciliares em 2023
Iniciativa também quer revelar talentos
“Sempre digo que a música nos une e ela vai unir muito mais do que os 1.050 alunos beneficiados nessa primeira etapa do Projeto Mais Música em nossas escolas municipais. O projeto começa este ano com alunos do 3º ano, mas quando eles estiverem se formando lá no 5º ano, já teremos alcançad o mais de 5 mil alunos”, disse.
Morando fez questão de ressaltar que o ensino musical nas escolas vai além do lazer. “É também um despertar de talento. Muitos que vão começar nesse projeto educacional podem, lá na frente, ter a música como profissão. Agradeço aos professores e diretores pela dedicação e espero que daqui até o final do ano a gente possa ver um grande espetáculo musical com esses alunos”.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo, Greici Picolo Morselli, relembrou como o ensino da música chegou na cidade.
“Quando a primeira dama, e hoje deputada estadual, Carla Morando era presidente do Fundo Social, ela acreditou no ensino de música em nosso município através das entidades. Hoje, só tenho a agradecer por poder fazer parte desse novo momento do ensino musical em nossa cidade”.
Alunos terão aulas duas vezes por semana
Já a Secretária de Educação do município, Silvia Donnini, fez questão de agradecer aos professores e técnicos que ajudaram na implementação do projeto.
“Contamos com o auxílio da Secretaria de Cultura e de técnicos da Associação Tocando a Vida. Este projeto nasceu do coração do prefeito Orlando Morando, que desde o início da sua gestão vem investindo na educação em tempo integral em nossa cidade”.
Para a execução do projeto, foram investidos inicialmente R$ 650 mil na compra dos instrumentos musicais, contratação de instrutores musicais e insumos (palheta, kits de corda, partitura, bocais, cavaletes e mais).
Os alunos das EMEBs atendidos pelo programa de iniciação musical terão aulas duas vezes na semana, de 60 minutos cada uma. Parte deste investimento é proveniente dos recursos arrecadados pelo Fundo Social junto à iniciativa privada.