O Projeto Cozinha Criativa de Diadema fechou o ano de 2023 certificando 411 moradores da cidade.
As formações são voltadas para a área alimentar e tem como propósito a geração de renda, para quem está desempregado, ou para quem busca uma nova qualificação de trabalho.
As capacitações são gratuitas e envolvem os cursos “Culinária Básica com Introdução à Economia Solidária” e “Aperfeiçoamento em Culinária e Gestão em Empreendimentos”.
Durante os estudos, os alunos também aprendem sobre economia solidária e empreendedorismo, com o objetivo de depois de formados participem de iniciativas solidárias ou ações individuais que visem renda.
O Projeto oferece, também, oficinas rápidas, muito procuradas pela população de Diadema. Entre elas: Panetone, Biscoitos e Pães Caseiros, Culinária Italiana, Esfiha e Pizza.
Leia mais:
– Diadema usa Inteligência Artificial para oferecer empregos
– Diadema recebe a Copinha em janeiro
– Diadema: Tarifas do transporte público seguem inalteradas para pagamentos em cartão e dinheiro
Outra oficina realizada é Taioba na Mesa, com informações sobre a origem da planta e seus potenciais nutritivos, e abordagem sobre PANCs- Plantas Alimentícias Não Convencionais.
“Aprendi muito com o curso Culinária Básica e vou fazer o de Aperfeiçoamento em Culinária. Quero produzir mamitex para aumentar minha renda e com as técnicas que foram passadas, sobre manipulação e higienização dos alimentos, vai ser mais fácil fazer os almoços”, revela a moradora do Centro de Diadema, Idalina Rodrigues do Monte, ao receber a certificação da primeira formação.
Para Aline Aparecida Pereira da Rocha, outra participante do Cozinha Criativa, a capacitação que o Projeto oferece traz muitos conhecimentos. “Eu trabalho com salgados por encomenda e aprendi coisas que vão me ajudar muito na gestão do meu negócio”, afirma.
Histórico
O Cozinha Criativa foi criado em 18 de junho de 2021, pela Secretaria de Segurança Alimentar, em parceria com a Fundação Florestan Fernandes e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Em 2021 foram entregues 121 certificados, em 2022, mais 134 e, em 2023, um grupo de 411 moradores concluiu as formações.