O programa Santo André 500 anos, que tem o objetivo de realizar o planejamento estratégico da cidade para as próximas três décadas, virou lei. A proposta, elaborada pelo Executivo, foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada nesta sexta-feira (12) pelo prefeito Paulo Serra, durante o evento “Santo André 500 anos – um presente o futuro”, realizado no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes.
Ao transformar o programa em legislação, o município visa garantir que a iniciativa seja executada de maneira contínua pelos próximos anos.
Veja o momento da assinatura da lei.
“O programa Santo André 500 anos consiste em pensar no futuro e na cidade que queremos para nossa gente, a fim de assegurar que Santo André seja cada vez mais estruturada, humana, inclusiva, moderna, social e economicamente desenvolvida, promovendo bem-estar e qualidade de vida para todas as parcelas da população, de forma integral, resgatando e fortalecendo o sentimento de pertencimento e o orgulho dos andreenses”, afirma o prefeito Paulo Serra.
O chefe do executivo lembrou que a falta de planejamento na cidade atrapalhou, por exemplo, o início de sua gestão.
O Santo André 500 anos é o planejamento estratégico da cidade até 2053, quando a cidade completará cinco séculos. Ele promove a integração das principais peças de planejamento, como Plano Diretor, Plano de Metas, Plano Plurianual, planos setoriais e outros planos de visão de futuro, a fim de proporcionar maior assertividade na construção de políticas públicas, continuidade no trabalho independentemente da gestão, otimização de recursos, entre outros.
Em seu último ano de mandato, Paulo Serra afirmou à reportagem do ABC em OFF que a pandemia atrasou em 2 anos o governo.
O programa foi construído considerando sua premissa de ouvir, planejar e realizar. Por meio de escuta pública, realizada em 2023 com a população de Santo André e a sociedade civil, a Prefeitura ouviu as principais demandas para o futuro da cidade.
Com o resultado em mãos, foi realizado planejamento de forma integrada com todas as secretarias, que apontaram a direção do caminho que cada área precisa percorrer até 2053 e posteriormente, realizada a elaboração do Programa de Planejamento Estratégico Santo André 500 anos, com a visão de futuro que a gestão tem para Santo André, com diretrizes específicas para que esses objetivos sejam alcançados.
A Deputada Estadual Ana Carolina Serra destaca a importância da área social no programa Santo André 500 anos.
“A integração do planejamento é passo fundamental para que a gestão pública consiga ter uma visão panorâmica do caminho a percorrer para que a cidade permaneça se desenvolvendo de forma perene e contínua, se tornando cada vez melhor para o cidadão e referência para outros municípios. Este é o principal objetivo do Santo André 500 anos”, comenta Acácio Miranda, secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, pasta responsável pela condução do programa.
Ao todo, o programa Santo André 500 anos possui visão de futuro fatiada em 7 áreas complementares, 26 pilares de atuação e diretrizes específicas para cada pilar de atuação. Ele foi elaborado de forma coletiva, com a contribuição técnica de todas as secretarias da Prefeitura.
A reportagem do ABC em OFF ouviu mais personagens importantes presentes no evento.