O Programa Mais Luz, da Prefeitura de São Bernardo do Campo, será responsável pela implantação de 835 luminárias de tecnologia LED, em substituição às lâmpadas de vapor de sódio, em 146 vias da região do Baeta Neves, contemplando também os bairros Jardim Farina, Jardim Petroni, Nova Baeta, Pai Herói, Jardim Floral e Sítio dos Vianas.
Com investimento da ordem de R$ 1,6 milhão, as melhorias têm previsão de serem concluídas no prazo de até nove dias. Conforme explica o prefeito Orlando Morando, todo o investimento da Administração municipal com a troca das lâmpadas por tecnologia em LED traz mais luminosidade e segurança aos pedestres e motoristas, além de economia aos cofres públicos de até 50%.
“Trata-se de uma tecnologia mais sustentável, já que não utiliza metais pesados, e que permite maior eficiência no diagnóstico do serviço, possibilitando a correção de falhas e o monitoramento do sistema”, diz.
Com o fim dessa segunda etapa de instalações, mais um bairro de São Bernardo passa a ficar 100% com luminárias em LED. Entre as vias contempladas nesta segunda etapa de melhorias estão a Avenida Dino Gabriel e Praça Alípio Alves de Oliveira, no Jardim Farina; as ruas Itacuâ, Itaiba e Itamarati, no Jardim Petroni; as ruas Cajamar e Juvenal Garcia, no Nova Baeta; as passagens Argélia, Fernando de Noronha e Itapemirim, no Pai Herói; a Praça José Amaro da Costa e ruas Antonio Vieira e Boa Amizade, no Jardim Floral; ruas Americo Vieira de Sousa e Cora Coralina, no Baeta Neves; e passagens Ita e Santos Dias, no Sítio dos Vianas.
Criado em 2020, o Programa Mais Luz já atingiu mais de 653 quilômetros de extensão e 25.722 novas luminárias com tecnologia em LED espalhadas pela cidade. A estimativa da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico é a de que a modernização do parque de iluminação pública municipal, composto por quase 52 mil pontos de luz, seja concluída até o fim de 2024.
PRIMEIRA ETAPA – O processo de implantação de tecnologia de LED na região do Baeta Neves teve início no último dia 26 de novembro, contemplando 104 vias nos bairros Vila Vianas, Vila Primavera, Vila Scopel e Vila Tupi, o que inclui 984 pontos de LED e 30 quilômetros de extensão. Essa primeira fase de trabalho demanda investimento de R$ 1,96 milhão na melhoria do sistema.