Nesta quinta-feira (18), a Prefeitura de São Bernardo anunciou a expansão do Programa Mais Luz – que promove a troca de luminárias de vapor de sódio do parque de iluminação pública por lâmpadas de LED – para o Jardim Palermo, Irajá e Jardim Atlântico, na região dos bairros Santa Terezinha e Nova Petrópolis.
A medida garante maior eficiência energética, e durabilidade, além de colaborar para o meio ambiente.
“O Mais Luz é uma ação que busca atualizar o sistema de iluminação pública de São Bernardo com o que há de mais moderno. Não faz sentido uma cidade como a nossa ainda não ter essa tecnologia, que além de uma iluminação mais potente, só traz benefícios, como a possibilidade de monitoramento remoto do desempenho e funcionamento do sistema”, destacou o prefeito Orlando Morando.
Nos novos bairros contemplados serão implantadas 448 luminárias, com investimento de R$ 900 mil, abrangendo 57 ruas. Além de clarear mais o local onde está afixada, a tecnologia também consome menos energia, gerando consequentemente menores gastos aos cofres públicos.
“Já temos metade da cidade com este tipo de iluminação. Já economizamos mais de R$ 500 mil por mês e queremos ter 100% da cidade com essa tecnologia até o fim da nossa gestão”, acrescentou Morando.
Segundo Luciano Eber, secretário de Obras e Planejamento Estratégico, pasta responsável pelos serviços, o prazo de conclusão da instalação nos bairros será de uma semana. “Com essa ampliação, teremos ao todo 28.077 luminárias de LED já instaladas em nossa cidade, totalizando 668 km de vias com nova iluminação”.
PROJEÇÃO – O Programa Mais Luz foi implantado em 2020, durante o governo de Orlando Morando. A expectativa é instalar 52 mil novos pontos de luz na cidade até o final do próximo ano, sendo todos com sistema de LED.