A Secretaria de Educação de Diadema iniciou os testes de acuidade visual com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O programa Lentes do Saber, que em 2022 realizou testes em todos os estudantes do primeiro ano do fundamental, este ano foi estendido também para os estudantes do 5º ano do fundamental e da EJA. Ao final dos testes, quem apresentar alguma dificuldade será avaliado por oftalmologistas durante mutirão, e havendo necessidade, vai receber os óculos gratuitamente.
Os estudantes da Emeb Atila Ferreira Vaz passaram pelos testes, realizados pela equipe de Educação Especial e pelo coordenador da EJA, Absolon de Oliveira. Toda a equipe foi capacitada em 2022 durante oficina no Quarteirão da Saúde. “Começamos na segunda-feira e já deu para notar que cerca de 80% dos estudantes têm alguma dificuldade para enxergar”, relatou Absolon. “Muitos usam óculos há bastante tempo, sem retornar para medir o grau, outros usam óculos comprados em farmácia”, completou.
O coordenador destacou que estender o programa Lentes do Saber para os estudantes da EJA é uma forma concreta de garantir a permanência do estudante em sala de aula. “Receber os óculos vai garantir o ciclo de aprendizagem desse estudante. A gente não vai apenas falar em alfabetização, mas uma alfabetização de qualidade, com a certeza que esse estudante está tendo condições de uma visão ampla, tanto do ponto de vista crítico, quanto do literal”, concluiu.
Vanusa Rosa da Conceição, 36 anos, foi uma das estudantes que realizou o teste na noite de quarta-feira. Ela já usa óculos, mas acredita que ele precisa ser atualizado, porque tem sentido com frequência dores de cabeça. “Meu filho e eu usamos óculos e os que a gente tem ganhamos de uma ONG. Ter esse programa na escola vai me ajudar muito, porque se eu ganhar o meu, vou poder comprar um novo para o meu filho”, afirmou.
Aos 53 anos, a estudante Joseane Silva Franca também usa óculos e acredita que seu grau já aumentou. “Essa ação é muito boa. Foi com dificuldade que eu pude fazer os óculos que eu uso, então poder receber um novo vai ajudar bastante todo mundo que não consegue comprar”, pontuou.
A vice-diretora da escola, Pamela Leal da Silva, relatou que era grande a ansiedade dos estudantes pelo início dos testes. “Eles viram no ano passado as crianças fazendo, recebendo os óculos, e estavam ansiosos pela oportunidade”, afirmou. “É um público que precisa muito, especialmente por questões financeiras”, completou.
A coordenadora de Educação Especial e Inclusiva da Secretaria de Educação, Ana Claudia Martins, lembrou da importância de garantir todas as condições de aprendizado dos estudantes, independentemente da idade. “Fazer os testes, entregar os óculos, é também uma maneira da gente combater a evasão escolar e garantir não apenas o acesso, mas a permanência desses estudantes em sala de aula”, finalizou. O programa Lentes do Saber já entregou mais de 130 óculos e realizou no ano passado testes em 2.600 estudantes.