Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de startups, o Sebrae-SP está com inscrições abertas para o Start Cidades 2023, programa de aceleração regional do Sebrae for Startups, idealizado com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), e que conta com diversos parceiros dos ecossistemas de inovação de cada localidade.
Serão 420 startups atendidas em 28 regiões do Estado de São Paulo e as inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 30 de junho no Link.
O Sebrae for Startups, iniciativa do Sebrae-SP de apoio a startups e ambientes de inovação, realizará o programa no ABC e nas regiões do Alto Tietê, Araçatuba, Araraquara, Atibaia, Baixada Santista, Barretos, Barueri, Bauru, Botucatu, Capela do Alto, Franca, Itapetininga, Itapevi, Jundiaí, Marília, Osasco, Pindamonhangaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santana do Parnaíba, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba, Tatuí, Vale do Ribeira, Votorantim e na Capital.
“O Start Cidades é um programa regional para fortalecimento e desenvolvimento de startups, que visa gerar oportunidade e conexões entre startups e parceiros do ecossistema de inovação”, destaca Alessandra Ruchet, consultora de inovação do Sebrae-SP.
Leia mais:
* Sebrae realiza Semana do MEI no ABC
* Sala do Empreendedor de Santo André terá posto avançado do Sebrae
* ABC em Off Negócios entrevista gerente regional do Sebrae
Em 2022 o programa contou com 150 parceiros
Em seu segundo ano consecutivo, o programa traz números expressivos da edição anterior, que contou com 150 parceiros, atuando em 60 cidades com empreendedores de 130 municípios paulistas, ultrapassando 10 mil horas de atendimento para mais de 800 startups, sendo que 500 delas foram direcionadas para outras oportunidades de desenvolvimento, vendas, investimento e internacionalização.
Além disso, o programa engajou empreendedores, promovendo a criação ou ativação de dez comunidades de startups o que possibilitou um fortalecimento do ecossistema de inovação e startups do Estado de São Paulo.
Podem se inscrever startups desde o estágio inicial até o estágio de operação. Todas as selecionadas passarão por um diagnóstico para entender seu nível de maturidade e serão direcionadas para uma jornada específica de desenvolvimento.
Durante o Start, cada startup contará com um head de aceleração, um especialista que será responsável pela avaliação do desempenho, acompanhamento e direcionamentos sobre a jornada de aceleração.
Os empreendedores também poderão se conectar com mentores especialistas para receber orientação sobre os desafios enfrentados para o crescimento. O programa ainda prevê a participação em encontros (meetups) e workshops com os principais atores do ecossistema de inovação.