A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) reforçou seu compromisso de oferecer oportunidades e acesso a serviços para o público feminino com deficiência ao inaugurar mais um polo do programa TODAS in-Rede em Rio Grande da Serra, na região do Grande ABC, em São Paulo.
A iniciativa tem como objetivo levar ações que incentivem a independência e autonomia das mulheres com deficiência, ofertando cursos de empreendedorismo, além de informações acessíveis sobre seus direitos. “Quando olhamos para o recorte da pessoa com deficiência, vemos que a mulher com deficiência sofre dupla vulnerabilidade, por ser mulher e ter uma deficiência, o que impacta diretamente em sua realidade e no seu dia-a-dia”, afirmou Marcos da Costa, secretário da SEDPcD.
Rio Grande da Serra é o 72º município a aderir ao programa. A cidade tem mais de 4 mil pessoas com deficiência, sendo 54% mulheres. Além de atender diretamente este público, o programa também contempla profissionais da rede de proteção da região com capacitação para o atendimento das mulheres com deficiência vítimas de violência.
“O programa TODAS in-Rede atua e fortalece diversas frentes como o empoderamento feminino dentro e fora de casa, o empreendedorismo, a geração de renda, além do enfrentamento contra a violência. O programa dá para a mulher a oportunidade que ela precisa, para que conquiste o que é de todas por direito, que são os direitos iguais”, destacou Claudia Carletto, secretária-executiva da pasta.
TODAS in-Rede
Criado em 2020, o programa “TODAS in-Rede”, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.
Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), no estado de São Paulo existem mais de 1,9 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 38% são ocupados por mulheres. Em violência e gênero, em 2022, foram registrados mais de 600 boletins de ocorrência por mulheres com deficiência.
O Estado de São Paulo conta, até o momento, com 72 polos do Todas in-Rede, em cidades como Atibaia, Capivari, Jundiaí, Limeira, Mairiporã, Osasco, Peruíbe, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo e Várzea Paulista. Para mais informações sobre o programa, acesse o site www.todasinrede.sp.gov.br.