A Prefeitura de Diadema vai realizar, entre os dias 13 e 16 de fevereiro, inscrições para o programa Adolescente Aprendiz. Voltado para pessoas entre 14 e 17 anos, a iniciativa faz parte da política de educação integral da Secretaria de Educação e oferece formações em diferentes áreas para preparar os adolescentes para um desenvolvimento integral e com condições de exercer todas as suas potencialidades. A Rede Cultural Beija-Flor (RCBF) é a instituição parceira que executa o projeto.
Em 2022, cerca de 700 adolescentes participaram das atividades. Neste ano, inicialmente, serão 800 vagas. Até o final do ano, a expectativa da Secretaria de Educação é a de expandir para 1.400 adolescentes atendidos. O programa oferta dois módulos distintos, o Primeiro Passos, para quem tem 14 e 15 anos, e o Travessia, para jovens de 16 e 17 anos.
As atividades, no contraturno escolar, incluem mentorias e aprendizado em diferentes eixos, como saúde, étnico-racial, cidadania, educação para o mercado de trabalho, arte e cultura, entre outras áreas. As duas etapas contam com bolsa aprendizagem para os participantes, sendo R$ 150 para a parte inicial e R$ 300 para a parte final. Para 2024, a previsão é de 2.100 oportunidades.
As inscrições podem ser feitas nos polos do programa, conforme endereços abaixo. É preciso levar RG, CPF, declaração de escolaridade e/ou comprovante de matrícula escolar e comprovante de residência, do adolescente e do responsável. Os responsáveis devem acompanhar os adolescentes no momento das inscrições e os candidatos devem estar regularmente matriculados no ensino fundamental e/ou no ensino médio e ser morador de Diadema.