Profissionais da rede municipal de Educação de Ribeirão Pires receberão capacitação técnica promovida pela UFABC (Universidade Federal do ABC). Nomeada como “Caminhando pelo ensino de ciências”, o curso terá início no próximo dia 15 de agosto.
Ao todo, 30 profissionais, entre professores, coordenadores e orientadores, deverão participar do curso, que será realizado em nove encontros, em Ribeirão Pires e no campus de Santo André da UFABC. O foco principal do curso é a capacitação dos profissionais que atuam no Ensino Fundamental.
O conteúdo das aulas inclui temáticas como ensino investigativo, experimentação, vista de campo e psicodrama. Abordagens pedagógicas adequadas, recursos educacionais criativos e o estímulo ao pensamento criativo também serão tratados no curso. A ideia é levar os alunos em atividades fora de sala de aula, em espaços abertos da cidade, como o Parque Oriental.
Leia mais:
– Ribeirão Pires inicia troca de ingressos antecipados para último fim de semana do 14° Festival do Chocolate
– Segundo fim de semana atrai 72 mil pessoas ao 14º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires
– Festival do Chocolate: Guto recebe secretária estadual de Cultura para ampliar parceria
Objetivo é melhorar ainda mais a qualidade de ensino
Para o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, a capacitação deverá trazer repertório diferenciado para os profissionais da Educação, o que pode resultar em aulas mais diversificadas e atraentes aos alunos.
“Essa parceria, pioneira na região, é importante para a Educação de Ribeirão Pires. A participação dos nossos profissionais em uma capacitação como essa traz mais qualidade ao nosso ensino”, declarou o chefe do Executivo.
Já para o professor da UFABC, Leonardo José Steil, um dos idealizadores do curso, a ideia é de mostrar aos professores e coordenadores outras possibilidades de aulas. “Essa parceria, essa capacitação, tem como objetivo dar mais segurança na hora em que os professores passarem algum conteúdo para os alunos”, declarou o docente.
A secretária de Educação de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco, enalteceu a parceria com a UFABC e avaliou que o curso de capacitação é muito importante tanto para os alunos, quanto para os professores.
“Por meio dessa formação, podemos proporcionar aos profissionais e, consequentemente, às crianças a construção do pensamento crítico e o desenvolvimento acadêmico”, disse.