São Bernardo recebeu esta semana ação conjunta da Fundação Procon-SP, que tem percorrido cidades paulistas com o objetivo de orientar consumidores e fiscalizar estabelecimentos comerciais. A medida integrada com representantes do Procon Municipal registrou a visita a diversos pontos da cidade, em preparação para o período que antecede a Black Friday.
A iniciativa teve como foco alertar os consumidores sobre cuidados nas compras, reforçar a conscientização sobre seus direitos e garantir o cumprimento das normas nas lojas, especialmente quanto à clareza de preços e promoções.
“Essa ação conjunta é de grande relevância, especialmente neste período em que se faz necessário intensificar a vigilância na defesa e proteção dos direitos dos consumidores”, destaca o secretário adjunto da Justiça de São Bernardo, Eliezer Mendes.
O posto de atendimento presencial do Procon São Bernardo funciona nas dependências do Poupatempo. O município mantém convênio com a Fundação Procon-SP, o que garante atendimento local à população. Entre janeiro e setembro de 2025, a unidade registrou aproximadamente 8 mil atendimentos.
Orientações do Procon São Bernardo para uma Black Friday segura:
– Planeje suas compras;
– Faça uma lista do que realmente precisa e evite compras por impulso;
– Defina um orçamento;
– Estabeleça quanto pode gastar para não comprometer suas finanças;
– Verifique a loja;
– Pesquise a reputação da empresa em sites de reclamação e na lista de sites não recomendados do Procon-SP;
– Compare preços;
– Utilize sites e aplicativos que mostram o histórico de preços para confirmar se o desconto é real;
– Pesquise sobre o produto;
– Leia avaliações e verifique especificações antes da compra;
– Desconfie de ofertas milagrosas;
– Se o preço estiver muito abaixo do normal, pode ser golpe;
– Cuidado com links suspeitos;
– Não clique em links recebidos por e-mail ou mensagem que pareçam estranhos;
– Confira as políticas de troca e devolução;
– Certifique-se de que o site informa claramente como proceder em caso de problema com o produto;
– Atenção ao pagar com PIX ou boleto;
– Antes de concluir o pagamento, confira se o nome do recebedor é o da loja;
– Prefira o cartão de crédito, ele oferece maior proteção em caso de fraude;
– Nunca forneça dados pessoais ou bancários a desconhecidos.
Direitos do Consumidor:
– Direito de arrependimento: nas compras realizadas pela internet, telefone ou fora da loja física, o consumidor tem 7 dias para desistir e receber o dinheiro de volta (art. 49 do CDC).
– Informação clara: as lojas devem informar de forma transparente e destacada quais produtos estão em promoção (art. 31 do CDC).
O Procon São Bernardo está localizado na rua Nicolau Filizola, 100, no Centro, dentro do Poupatempo. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h30 às 11h30, mediante agendamento prévio pelo site: guiadeservicos.saobernardo.sp.gov.br/. Para mais informações, os contatos disponíveis são (11) 2630-9900 e 0800-77-08-156 (exclusivo para agendamentos).







