As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões permitidos.
Além dos ônibus, a autarquia também já iniciou as medições junto aos veículos movidos a diesel e que fazem parte da frota pública andreense, utilizados pela administração direta e indireta. Até o momento, já foram aferidos 212 veículos, sendo que 177 foram aprovados e 35 reprovados, entre caminhões, caminhonetes, ambulâncias, entre outros. Até o fim deste mês, todos os veículos serão aferidos.
A realização do ProAr conta com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana e da SATrans. A operação tem caráter preventivo e os veículos aprovados recebem um selo que indica que foram aprovados. Para fazer a aferição, os agentes da autarquia usam o opacímetro, aparelho que mede a quantidade e opacidade de fumaça emitida pelo escapamento. O equipamento permite maior precisão na aferição da fumaça preta e imprime o relatório no ato da medição.
A diretora de gestão ambiental do Semasa, Eriane Justo Savoia, explica que o trabalho desempenhado pelo ProAr é uma das premissas por cidades mais sustentáveis. “A redução de poluentes atmosféricos é benéfica para a saúde da população e também para o meio ambiente. Proporcionar mais qualidade de vida aos andreenses, especialmente na época de seca, é fundamental para garantir a saúde ambiental principalmente nos centros urbanos”, comenta.
Ainda neste ano, o Semasa deve retomar a fiscalização em veículos particulares movidos a diesel que circulam pelas vias da cidade, e também junto aos ônibus intermunicipais cujas empresas mantenham garagens em Santo André.