Celebrar o Dia das Crianças, mesmo em meio a uma internação, é sempre um desafio. Foi justamente esse obstáculo que a equipe do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, equipamento municipal de saúde sob gestão da Fundação do ABC (FUABC), decidiu encarar nesta quinta-feira (10). O resultado foi um dia diferente, cheio de cores, abraços e sorrisos que transformaram o ambiente hospitalar.
Princesas, personagens infantis e até um simpático robô percorreram a pediatria e a maternidade, levando com eles não apenas fantasias e músicas, mas também uma dose extra de esperança. Cada sorriso arrancado, cada olhar curioso e cada gargalhada se tornaram uma espécie de antídoto para um espaço que, na maioria das vezes, é marcado pela preocupação das famílias e pelo ritmo delicado do tratamento médico.
Mochilinhas com brindes, balões coloridos e até pipoca ajudaram a compor a cena que, por algumas horas, fez mães, pais e filhos esquecerem um pouco o peso da rotina hospitalar.
Histórias que emocionam
Wilma da Silva Pereira, mãe da pequena Ayla Sofia, de apenas 11 meses, resumiu o sentimento de muitas famílias. “Foi muito bonito, eu gostei muito. O Nardini está de parabéns, todas as equipes. Essas brincadeiras deixam a internação mais leve, as crianças ficam animadas e nós, mães, também nos sentimos melhor.”
Na enfermaria ao lado, Luana Ferreira Guedes, mãe do pequeno Ravi, internado há mais de um mês, destacou o alívio que a ação proporcionou. “Essas iniciativas deixam os dias mais leves. Nem parecia que a gente estava no hospital. Apesar de ele ainda ser muito pequeno para entender, eu, como mãe, me sinto mais animada.”
Já Evillyn Nogueira, do Parque das Américas, acompanhava o filho João Miguel, internado há oito dias. Para ela, a visita foi uma pausa necessária. “Ninguém gostaria de estar em uma ala hospitalar, mas essas ações ajudam a descontrair. É um alívio em meio à preocupação.”
O mesmo sentimento foi compartilhado por Ednilda, mãe de Evillyn, também do Parque das Américas, “É importante porque mostra que somos lembradas. Passamos muito tempo aqui com nossos filhos, netos e essa iniciativa valoriza tanto as crianças quanto as mães. Além disso, o hospital tem profissionais maravilhosos.”
Humanização que faz diferença
Mais do que um gesto simbólico, a iniciativa do Hospital Nardini reforça o compromisso da Prefeitura de Mauá e da gestão FUABC em oferecer uma saúde pública humanizada, que vai além de consultas, exames e medicamentos. O afeto, a atenção e a alegria também fazem parte do processo de recuperação.
No Dia das Crianças, a humanização se fez presente em cada detalhe — da fantasia colorida ao abraço apertado, do balão inflado ao olhar de gratidão das famílias. Por algumas horas, o hospital deixou de ser apenas um espaço de tratamento e se tornou palco de sonhos, sorrisos e esperança.