A Câmara Municipal de Santo André aprovou hoje o projeto de resolução de autoria do vereador Carlos Ferreira, que é presidente da Câmara, que estipula que a Tribuna Livre da Casa passe a ocorrer todas as últimas quintas-feiras e excepcionalmente na primeira terça-feira do mês, quando houver assunto de extrema relevância, e não mais todas as semanas.
O vereador afirmou ao ABC em OFF que a ideia do projeto é trazer mais pessoas para a tribuna, “mas principalmente os que efetivamente sejam representantes da comunidade e de seus bairros”.
O projeto agora segue para emendas dos parlamentares, que poderão fazer sugestões à redação. Por ser assunto de regimento interno da casa, o projeto não precisa da sanção do Executivo Municipal.
Opiniões: o vereador Coronel Edson Sardano, que é líder do governo na Câmara, elogiou o projeto de Ferreira. “É preciso colocar ordem na Tribuna, é preciso ter regras certas para que ela funcione efetivamente e que não seja uma bagunça.
Outro vereador, que preferiu não se identificar, afirmou que na sua opinião o projeto só tem por objetivo fazer com que as sessões terminem mais cedo. “É um absurdo porque funciona assim faz tempo e isso irá limitar o número de participantes da Tribuna”.
O vereador Carlos Ferreira afirmou que a medida não busca diminuir o número de pessoas que fazem uso da Tribuna Livre.
Veja o vídeo.