A Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Câmara Municipal de Diadema e a Prefeitura de Diadema, através da Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho, assinaram, nesta quinta-feira (29), a Carta de Compromissos pela Agenda 2030, que tem por objetivo a mobilização, articulação e o fomento de políticas públicas e ações integradas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apoiados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Na assinatura, foram apresentadas ações de sustentabilidade da Greentech, empresa do ramo de cosméticos pioneira da biotecnologia vegetal, instalada em Diadema. “Nosso objetivo é desenvolver a pesquisa local e a produção local,” afirmou o diretor executivo da empresa no Brasil, Damien Lamquet. “E agradecemos à prefeitura por ter nos ajudado a viabilizar nossa instalação em Diadema.” A Greentech cria ingredientes naturais para grandes indústrias, trabalhando com toda a biodiversidade das fontes vegetais existentes nos biomas brasileiros, em parcerias com cooperativas e comunidades locais.
Para o reitor da Universidade Federal do ABC, Dácio Matheus, esse desenvolvimento com sustentabilidade é o ideal para o desenvolvimento da região, mas precisa de políticas públicas que envolvam essas questões. O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC, Aroaldo Oliveira, fez coro: “Desenvolvimento não é só econômico, mas social e ambiental também.”
A prefeita em exercício de Diadema, Patty Ferreira, liderou a assinatura da carta-manifesto, afirmando que esse é um compromisso já assumido por ela e pelo prefeito José de Filippi Jr. desde a campanha. “Diadema já vem seguindo esses compromissos desde o início da gestão,” afirmou ela. “O nosso Plano Plurianual, desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Gestão, com grande participação popular, já foi desenhado em torno do desenvolvimento sustentável.”
Para Joel Fonseca, que representava no evento o Consórcio do Grande ABC, essa é a marca de um bom dirigente. “São ações como essas, que extrapolam as fronteiras do município e pensam em toda a região, que o consórcio procura estimular e promover o debate para que continuem a acontecer.”