O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, se reuniu na noite desta quarta-feira (14) com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A agenda, em Brasília, envolveu articulação de investimentos federais para Diadema.
O encontro contou ainda com as participações dos prefeitos de Mauá, Marcelo Oliveira; de Araraquara, Edinho Silva; e de Matão, Cido Ferrari. Lula quis ouvir dos prefeitos sugestões e ideias de aperfeiçoamento dos programas federais.
“Demos apoio aos novos programas de investimentos do governo federal para as cidades, como o Minha Casa, Minha Vida e os Mais Médicos”, comentou Filippi.
Lula adiantou sobre a possibilidade de construção de um PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a área social, além de ações para mobilidade urbana, cultura, esportes, entre outras áreas. “Os municípios ficaram esquecidos no governo anterior e agora estamos renascendo”, cravou o prefeito de Diadema.
Foi a segunda vez em pouco mais de um mês que Filippi se reúne com o presidente Lula para articular investimentos federais para Diadema. No início de maio, os dois conversaram sobre o cenário econômico brasileiro, a retomada de programas estratégicos para o País e ações que a União pode disponibilizar para o município.
Leia mais:
– Na Florestan, Filippi faz anúncio “surpresa” e diz que Lula estará em Diadema
– Prefeito Filippi é recebido pelo Presidente Lula
– Lula inaugura unidade de laboratórios na UFABC em São Bernardo
Lula anunciou que haverá um canal direto entre União e municípios
Mais cedo, o presidente Lula recebeu comitiva da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), reforçando a proximidade com as prefeituras que sua gestão tem implementado. Lula anunciou que haverá um canal direto entre União e municípios em Brasília de forma institucional.
“Quero dizer aos prefeitos e prefeitas que a casa está aberta mais uma vez. Teremos uma sala de prefeitos no governo federal novamente. Não acredito que seja possível alguém governar o país corretamente sem levar em conta a importância dos municípios, porque é lá que as coisas acontecem”, disse o presidente.
“Quando a pessoa quer reclamar de um buraco na rua, da qualidade da saúde, ele vai na porta da prefeitura. E, se os municípios têm essa importância, o governo federal deve tratar os prefeitos com essa importância”, completou Lula.
O prefeito Filippi elogiou a retomada do diálogo entre o Governo Federal e os municípios. “Eu tive o privilégio de ser prefeito de Diadema nos primeiros mandatos do presidente Lula e posso garantir que esse olhar municipalista sempre esteve presente no modo do presidente governar. Para os municípios, ter um presidente que valoriza, escuta e debate políticas públicas de forma vertical é fundamental. Todas as cidades, Diadema inclusa, têm muito a ganhar com essa visão.”