São Bernardo registrou neste domingo (23) o encerramento da 25ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) 2023, sediada no município desde o dia 17.
Na classificação final da competição ligada ao governo do Estado, a cidade anfitriã ficou com a segunda colocação, ao somar 188 pontos no total, atrás apenas de Praia Grande, que se sagrou campeã geral, alcançando 191 de pontuação. A terceira posição foi ocupada por Santo André, com 148 pontos.
Essa foi a primeira vez em que São Bernardo, que faz parte da 1ª Região de São Paulo, abrigou o Jomi, maior torneio de esportes do Estado para atletas com idade acima de 60 anos. Dez espaços esportivos do município receberam jogos. Com 14 modalidades e 26 cidades participantes, a competição reuniu 2.000 pessoas, sendo delas 1.800 atletas.
Leia mais:
Vereador Fran Silva é o novo Secretário de Cultura e Juventude de São Bernardo
São Bernardo entrega chromebooks a alunos do 4° e 5° ano das escolas municipais
Câmara de São Bernardo aprova pagamento de diária especial para GCMs de folga
Etapa decisiva será realizada em junho
O Estado é subdividido em oito regiões – é classificatória à final estadual. Os campeões e vice de cada região disputam a fase decisiva, marcada para ocorrer entre 26 de junho e 2 de julho, em São José do Rio Preto.
A competição estadual já havia ocorrido neste ano na cidade de Lençóis Paulista, entre março e abril, com vitória de Piracicaba. Guaratinguetá, que forma a 2ª Região do Estado, recebeu os Jogos – vencidos por São José dos Campos – no mesmo período que São Bernardo.
O rol de cidades participantes do Jomi foi integrado, além de São Bernardo, por Barueri, Bertioga, Carapicuíba, Cotia, Cubatão, Embu, Embu Guaçu, Guarujá, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Jandira, Juquitiba, Mauá, Mongaguá, Osasco, Peruíbe, Praia Grande, Ribeirão Pires, Santo André, Santos, São Caetano, São Paulo, São Vicente, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.