O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) realizou uma operação para combater um esquema de furto de dinheiro por meios digitais, em Santo André. Os agentes investigavam criminosos que usavam um aparelho para obter informações das vítimas direto de caixas eletrônicos. Um homem é investigado.
De acordo com as investigações, os envolvidos no esquema utilizavam equipamentos acoplados em caixas eletrônicos. Os dispositivos capturavam informações das vítimas durante o autoatendimento e, posteriormente, os dados eram usados na realização de compras.
As equipes da 1ª Delegacia da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber) cumpriram um mandado de busca e apreensão na região.
No endereço apontado, foram recolhidos quatro celulares, um dispositivo utilizado para extrair dados de cartões de crédito, uma mini impressora para imprimir falsas mensagens aos correntistas, duas máquinas de cartão, uma CPU e três rolos de papel timbrado de uma instituição financeira. Os aparelhos foram encaminhados para a perícia.
O dono da residência é investigado pela polícia. As diligências continuam para identificação de outros suspeitos.
O caso foi registrado como cumprimento de mandado de busca e apreensão e localização/apreensão de objeto na 1ª Delegacia sobre Fraudes contra Instituições Financeiras praticadas por Meios Eletrônicos da DCCiber.