A Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), desmantelou nesta segunda-feira (2) um esquema de fabricação de perfumes falsificados. Quatro imóveis foram fechados pelos policiais — um deles funcionava como sede da organização. A ação aconteceu em endereços na zona leste de São Paulo.
Após as investigações, as equipes identificaram quatro locais onde os produtos eram etiquetados, embalados e distribuídos. O caso foi encaminhado à Justiça, que expediu os mandados de busca e apreensão, e então os investigadores foram aos imóveis, localizados nas Vilas Libanesa, Penha, Penteado e Danúbio Azul.
Segundo o Deic, um dos locais funcionava como o principal centro de preparo e distribuição dos produtos, sendo a sede da falsificação dos produtos. A contagem dos itens usados no crime ainda está em andamento, mas até o momento, mais de 500 mil itens foram apreendidos. Produtos adulterados estavam prontos para a venda.
Exames periciais foram solicitados. Um homem, suspeito de fazer parte do esquema, está sendo investigado por crime contra a propriedade industrial.
A operação foi coordenada por policiais da 1ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Propriedade Imaterial, cujo um dos objetivos é combater a pirataria. A ação também contou com representantes de empresas das marcas internacionais.