A Polícia MIlitar (PM) da 3ª Cia de São Caetano utilizou imagens do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Caetano do Sul, para prender dois homens (ambos de 22 anos), no fim de semana do feriado do Dia da Consciência Negra, no Centro da cidade. Ambos os homens estavam supostamente envolvidos em crimes pela cidade.
O secretário de Segurança, Sallum Kalil Neto, ressaltou a perfeita integração entre as Forças de Segurança de São Caetano e a utilização da tecnologia oferecida pelo CGE.
“O sucesso desta operação deve-se graças ao eficiente trabalho em conjunto entre Polícia Militar, Polícia Civil, GCM (Guarda Civil Municipal) utilizando-se das ferramentas e imagens das câmeras de videomonitoramento do CGE, que permitiram o rastreamento e a captura dos suspeitos em tempo hábil. Essa parceria demonstra a importância do uso tecnológico na prevenção e combate à criminalidade, garantindo a segurança da população”, enalteceu Sallum.
A equipe da PM estava em patrulhamento e recebeu informações do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) de que uma motocicleta (emplacamento encoberto) fugiu ao ser abordada por uma outra viatura da PM.
A partir destas informações compartilhadas a todos os agentes das Forças de Segurança, inclusive no CGE, os operadores de videomonitoramento do CGE passaram a monitorar a moto virtualmente e repassando suas ações para as demais as demais viaturas das Forças de Segurança.
A motocicleta foi interceptada pela PM no Centro e, durante a abordagem aos dois homens, os PMs encontraram um aparelho celular roubado. Ambos foram conduzidos para a Delegacia Sede, onde permaneceram à disposição da Justiça. O aparelho apreendido foi restituído ao proprietário.