A população paulista passa a contar com mais segurança e tecnologia nas operações de transporte e resgate aeromédico a partir desta segunda-feira (10).
O governador Tarcísio de Freitas entregou, na sede do Comando de Aviação da Polícia Militar, o novo helicóptero Águia 33. Modelo H135, a aeronave moderniza as ações de salvamento da PM e foi apresentada no Campo de Marte, em Santana, zona norte de São Paulo.
“É a primeira aeronave biturbina do estado e totalmente equipada para fazer transporte aeromédico. O comando de aviação cresceu, é robusto e vem fazendo a diferença para salvar vidas”, afirmou Tarcísio.
Também participaram da entrega da aeronave o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, além de parlamentares e autoridades policiais de São Paulo.
Leia mais:
– Estado registra melhor resultado em 26 anos em número de empresas abertas no 1º semestre
– Em cinco meses, Polícia de São Paulo aumenta apreensões de drogas em 15%
– Enquete do Governo do Estado vai escolher nome de filhote de onça-pintada
Tecnologia
O helicóptero H135 é o primeiro modelo biturbina leve com equipamentos aeromédicos embarcados.
A aeronave possui capacidade para transportar até sete pessoas, vem equipada com guincho elétrico e pode, eventualmente, transportar uma segunda maca.
O modelo é o mesmo utilizado pelos principais operadores aeromédicos do mundo.
Equipado com radar meteorológico, radar altímetro e sistema de anticolisão com outras aeronaves, o novo helicóptero também é preparado para utilização de óculos de visão noturna e visão sintética dos obstáculos.
Estrutura
Com a aquisição, as Polícias Civil e Militar passaram a ter 35 aeronaves. Só a PM tem 32, sendo 29 helicópteros do Águia 33 e três aviões.
Toda a frota aérea auxilia no policiamento urbano, rodoviário, de choque, de trânsito, em salvamentos aquáticos e terrestres, combate a incêndios e transporte de autoridades.