Uma ação conjunta entre a equipe do Consultório na Rua de Santo André, vinculado à Saúde Mental, e do CEO (Centro Odontológico de Especialidades) Santa Teresinha, ofereceu nesta segunda-feira (26) avaliação odontológica para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.
No total, foram realizados 16 atendimentos com foco na prevenção do câncer bucal, além de identificação de problemas dentários e orientação quanto a escovação adequada.
As pessoas que participaram voluntariamente da iniciativa são atendidas pelo Centro POP (Centro de Referência Especializado para População de Rua), que fica na região central de Santo André.
A van do Consultório na Rua fez o trajeto de ida e volta até o CEO Santa Teresinha. Após a avaliação odontológica os pacientes tiveram acesso a um café da manhã, além de receberem roupas doadas pelo Fundo Social de Solidariedade e um kit contendo garrafa de água, creme dental, escova de dente, preservativo, lubrificante e aparelho de barbear.
Leia mais:
– Profissionais de saúde de Santo André realizam treinamento sobre febre maculosa
– Parque Central recebe ações da causa animal e garante lar para 40 pets
– Santo André realiza 3 mil atendimentos de consultas e exames no fim de semana
“Cuidamos integralmente da população e temos olhar ainda mais especial aos mais vulneráveis. São pessoas que, infelizmente, não procuram tratamento preventivo ou acompanhamento odontológico e isso os deixam mais suscetíveis a doenças perigosas, como o câncer bucal. Por isso essa avaliação foi importante”, pontuou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
“Foi uma experiência fantástica e que contou com a participação de toda a equipe do CEO Santa Teresinha. Disponibilizamos seis dentistas para fazer os atendimentos e todos eles apoiaram integralmente a ação. O foco foi a prevenção do câncer bucal, mas também foram apontadas as necessidades de cada paciente. Contamos com o apoio do pessoal do Consultório na Rua, que facilitou bastante o acesso ao pessoal mais vulnerável, e também com doações de roupas do Fundo Social de Solidariedade”, pontuou a coordenadora do CEO Santa Teresinha, Ednéia Búfalo.
De acordo com a gestora, um dos pacientes já tirou o molde para a confecção de uma prótese total, já que ele estava com uma quebrada e em outros dois foram realizadas exodontias. Os outros pacientes serão encaminhados para as unidades básicas de saúde para dar continuidade aos tratamentos necessários.