O Dia dos Pais de 2023 trará benefícios para pequenos negócios, com cerca de 213 mil empresas sendo favorecidas. Entre elas, cerca de 153.3 mil são microempreendedores individuais (MEIs), enquanto aproximadamente 59,4 mil são micro e pequenas empresas (MPEs). Esses números indicam o potencial impacto positivo dessa data comemorativa para o setor empresarial de menor porte, segundo pesquisa do Sebrae-SP
No âmbito das compras em pequenos negócios, destaca-se que os maridos, companheiros, namorados e noivos (48%) estão entre os principais presenteados, além dos pais (64%). A maioria dos consumidores planeja celebrar em ambiente doméstico (62%) ou na casa de familiares (28%). Quanto às preferências de compra, roupas (46%), perfumes (26%) e produtos de cuidados pessoais (23%) emergem como as escolhas mais proeminentes para essa ocasião.
Em relação às preferências de compra, a média é de quase 2 presentes, tanto para aqueles que escolhem pequenos negócios (1,7) quanto para os que optam por grandes (1,8).
O preço (42%), a qualidade dos produtos (32%) e as ofertas/promoções (31%) são os principais fatores para os consumidores que preferem produtos de pequenos negócios. 36,5% planejam gastar semelhante ao ano anterior, enquanto quase 31% planejam gastar mais. Quanto ao processo de compra, a maioria (54%) prefere a compra presencial, e quase metade (48%) planeja adquirir antecipadamente, especialmente entre os que escolhem pequenos negócios.
Ao analisar os compradores de pequenos negócios, observa-se que o gasto médio em presentes é de R$ 241, o método de pagamento mais adotado é o PIX (55%), seguido por cartão de crédito (51%) e dinheiro (37%). A maioria dos consumidores opta por pagar integralmente no momento da compra (71%).
Veja a pesquisa completa: https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2023/08/Pesquisa_Dia-dos-Pais-2023.pdf