O prefeito de Santo André, Paulo Serra, destacou a trajetória política de Taka Yamauchi durante o podcast “Takacast”.
Em vários momentos da entrevista – de quase 1 hora – Serra citou o perfil de atuação de Taka enquanto gestor público.
A convite do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, Taka comanda a SP Obras, responsável pelas principais obras na capital paulista e com orçamento de R$ 9 bilhões, o equivalente a soma orçamentária das cidades do ABC.
Antes do ingresso na gestão paulistana, Taka foi secretário em Ribeirão Pires e candidato a prefeito em Diadema com mais de 100 mil votos em 2020.
O prefeito andreense fez até projeção durante entrevista. “Hoje tem uma grande responsabilidade – de comandar uma parte importante de obras de infraestrutura na maior cidade do Brasil – que já te levou longe. Deus está guardando ainda mais missões graças a sua humildade e capacidade. O que distingue os grandes homens públicos são exatamente as características que você tem”.
Serra ressaltou lealdade de Taka. “Você está traçando um caminho lindo na política e terá voo muito alto para transformar a vida das pessoas. Já faz isso hoje na SP Obras. Conte comigo”, disse, referindo-se à pré-candidatura de Taka a prefeito em Diadema para 2024.
Taka agradeceu a confiança e apoio de Serra desde a eleição de 2020. Citou gratidão a Serra e lembrou da parceria também na eleição de 2022, quando fez “dobrada” com Ana Carolina Serra, deputada estadual eleita, a mais votada do ABC.
Choque de Gestão
Na temática do empreendedorismo, Taka e Serra ressaltaram os avanços em Santo André nos últimos 7 anos com desburocratização, digitalização e fomento de investimentos.
Essas ações fizeram Santo André ser premiada e reconhecida em diversos levantamentos pela atração de investidores e pelo desenvolvimento econômico.
Taka comparou a diferença entre Santo André e Diadema para abertura de empresas.
“Você fala da abertura de uma empresa em duas horas… É igual em Diadema”, ironiza Taka na entrevista com Serra.
“Só que lá chega a meses e ano. Em 2020, 2269 empresas foram extintas. Em 202, foi para 2964. E, em 2022, pasme, saltou para 3543. Empreendedorismo engatinhando. E esse ano já temos 3123 empresas que fecharam”, emendou.
Plano de Ricardo Nunes referência
Ao pautarem a revisão do Plano Diretor Andreense, Paulo Serra revelou que propostas encaminhadas em Santo André como Fachada Ativa e Retrofit foram “inspiradas” pelo plano da capital paulista. “São Paulo é exemplo”, comentou Serra.
Santo André enviou o projeto de revisão do Plano Diretor à Câmara e um dos destaques é o conceito “15 minutos”, ou seja, o morador conseguir ter seus principais deslocamentos dentro deste tempo.
Metrô e o Governador Tarcísio
Taka lamentou que Diadema não tenha relação institucional com o governo Tarcísio para a discussão de projetos e recursos.
Paulo Serra destacou o diálogo com a gestão estadual e até citou a prioridade. “ Eu disse ao governador Tarcísio que se ele quiser escolher um projeto pra tirar do papel para o ABC tem que ser a Linha 20 do Metrô”.
Veja alguns momentos do programa.