Veja a nota oficial após o ocorrido neste domingo (30):
O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) lamenta profundamente o ocorrido na manhã deste domingo (30), quando um homem invadiu deliberadamente o recinto da leoa, vindo a óbito.
Trata-se de um episódio extremamente triste para todos, e manifestamos nossa solidariedade e sentimentos à família e aos amigos do homem, ainda não identificado.
Assim que a ocorrência foi constatada, o parque foi imediatamente fechado, seguindo todos os protocolos de segurança. As equipes acionaram as autoridades competentes e prestaram o suporte necessário para o atendimento e o trabalho da perícia.
Informamos que a Bica permanecerá fechada para visitação até a conclusão das investigações e dos procedimentos oficiais, prezando pela transparência e pelo compromisso com a segurança de nossos visitantes, colaboradores e animais.
Reforçamos que o parque segue normas técnicas e padrões de segurança rigorosos, e estamos colaborando integralmente com todos os órgãos responsáveis para o esclarecimento dos fatos.
O Parque Arruda Câmara se solidariza com a família do rapaz que faleceu, lamenta profundamente a perda e deseja força neste momento difícil.
BiCA
A Bica sempre seguiu padrões rigorosos de segurança em seus recintos.
O espaço da leoa conta com mais de 8 metros de altura, grades reforçadas e todas as barreiras técnicas previstas para garantir a proteção dos animais e dos visitantes.
O ocorrido foi um incidente absolutamente imprevisível, fora de qualquer cenário dentro da rotina do parque.
Após toda a assistência necessária, a leoa está bem e tranquila. Mesmo assim, por ter passado por um momento de grande estresse, ela ficará em acompanhamento e avaliação pelos próximos dias, recebendo todos os cuidados da equipe técnica.
A direção reforça o compromisso permanente com o bem-estar animal, a responsabilidade na gestão do parque e a transparência em todas as ações. O foco continua sendo garantir segurança, preservação e cuidado com cada vida sob nossa proteção.
Histórico e falta de tratamento
Veja a manifestação da conselheira tutelar que atendeu Gerson por muito tempo:
”Gerson meu menino sem juízo, quantas vzs na sala do CT vc dizia a mim q ia pegar um avião p ir p um safari na África para cuidar dos leões… Vc ainda tentou, mas eu agradeci a Deus quando fui avisada pelo aeroporto q vc tinha cortado a cerca, e tinha entrado no trem de pouso do avião da Gol, dei graças a Deus pq observaram pelas câmeras q havia um adolescente antes q uma desgraça acontecesse… Foram 8 anos acompanhando, lutando, brigando para garantir seus direitos, quando vc entrou na minha sala pela primeira vez tinha apenas 10 anos, eu e a conselheira Patrícia Falcão recebemos vc das mãos da PRF, pois vc foi encontrado na BR… Desde então, toda a Rede de Proteção passou a me procurar quando qualquer coisa acontecia com vc…
Eu nunca consegui vê vc como as redes sociais te desenhavam, eu conheçi a criança, q foi destituído do poder familiar da mãe, e foi impedido de ser adotado como os outros 4 irmãos foram, e 0 q a responsável pela instituição de acolhimento justificou, foi q quem iria adorar alguém como vc…
Vc só queria voltar a ser filho de sua mãe, q é esquizofrênica e não tinha condições nenhuma de cuidado… Sua avó tbm com problema mentais, mas a sociedade sem conhecer sua história preferiu te jogar na jaula dos leões…”







