O Brasil é bronze na disputa por equipes do judô nos Jogos Olímpicos de Paris. A coroação da melhor campanha da história do País na modalidade veio com vitória por 4 a 3 sobre a Itália neste sábado, 3, na Arena Champ-de-Mars.
Na primeira luta da disputa, Rafael Macedo recebeu dois shidos (punições) no começo do combate, mas conseguiu um ippon na golden score e bateu Christian Parlati. Na sequência, foi a vez de Bia Souza entrar em ação. A campeã olímpica conquistou vitória relâmpago contra Asya Tavano.
Leonardo Gonçalves foi o terceiro a pisar no tatame e sofreu a primeira derrota brasileira, sofrendo um waza-ari no golden score contra Gennaro Pirelli. Rafaela Silva recolocou a equipe em vantagem batendo Veronica Toniolo. No quinto combate, Willian Lima perdei para Manuel Lombardo com um ippon no golden score. Em seu combate, Ketleyn Quadros ficou a 26 minutos do fim do combate tendo um waza-ari, mas levou um ippon e perdeu para Savita Russo.
Para decretar a medalha, Rafaela Silva foi a sorteada e garantiu o bronze com mais uma vitória sobre Toniolo.
Rafaela Silva, Ketleyn Quadros, Bia Souza, Daniel Cargnin, Rafael Macedo, Rafael Silva, Willian Lima e Leonardo Gonçalves foram os escalados para as lutas de hoje. Com o resultado, eles igualaram as quatro medalhas conquistadas pela modalidade em Londres-2012, até então a melhor campanha brasileira no judô. Na ocasião, Sarah Menezes conquistou o ouro, enquanto Felipe Kitadai, Mayra Aguiar e Baby ficaram com o bronze.
No entanto, com um ouro, uma prata e dois bronzes, os atuais judocas levam vantagem por ter a prata no lugar de um bronze.
(((Com informações do Portal Terra)))