Em seu programa de estreia na última segunda-feira (4) o Papo Animal, comandado pela jornalista e militante da causa animal, Andréa Brock, trouxe o diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Santo André, que discutiu as ações que o município tem realizado em prol dos animais da cidade.
Rosa falou sobre o Moeda Pet que, segundo dados fornecidos pelo município, desde o início da implementação do projeto, em 2017, foram trocadas 207.060 garrafas plásticas por 10.353 quilos de ração, com a participação de mais de 3 mil pessoas. Pelas regras do programa, cada participante pode levar para casa até três quilos de ração ou, se preferir, doar no local para as ONGs cadastradas.
“É um projeto que beneficia os donos de Pet, os recicladores e o Meio Ambiente”, afirma o diretor. O programa conta com o apoio da iniciativa privada, que doa ração em troca de divulgação de sua marca. Os critérios são definidos através de um edital que a Prefeitura publica a cada edição do programa. O Moeda Pet é realizado no Parque Central e conta também com feiras de adoção.
De acordo com Rosa, a Prefeitura de Santo André ampliou a participação da comunidade protetora de animais nas ações realizadas no município. ”Hoje a gente tem um comitê que realiza reuniões mensais, com participação da sociedade civil, Secretaria de Meio Ambiente e Zoonoses onde a gente discute casos, feiras de adoção, e outros assuntos”, afirma o diretor.
O município também está prestes a ganhar o hospital público veterinário, que irá prestar atendimento para animais da população de baixa renda da cidade.
Celebridade Pet
O programa trouxe também a estreia do bloco Celebridade Pet. Nesse bloco o tutor pode encaminhar uma foto com seu Pet, nom e do tutor e também do animalzinho. Além disso o programa trouxe animais que estão para adoção.
Reflexão
No momento Reflexão, a foto de um cachorro preso a uma coleira curta, com limitação de locomoção, exposto ao tempo, foi tema de debate entre a apresentadora e o entrevistado. “Muitas cidades brasileiras hoje proíbem o uso de coleiras em animais”, comentou a jornalista, que sugeriu ao entrevistado que Santo André adote esse procedimento.
“Ninguém é obrigado a ter um animal em casa. Não existe nenhuma lei que obrigue isso. Portanto, se for para ter um, o tutor deve cuidar e não manter desse jeito. Para manter assim melhor não ter”, afirmou Andréa Brock ao mostrar a foto, extraída da rede social do protetor Marcinho Belota, que é deputado estadual por Roraima e presidente da Comissão de Animais na Assembleia.
O Papo Animal é apresentado às segundas-feiras, a partir das 15h, nas redes sociais do ABC em OFF. Nesta segunda-feira (11), a convidada será Alexandra Gimenez Costa, subsecretária de Saúde e Bem Estar Animal de São Caetano.
Veja alguns dos melhores momentos e a íntegra do programa de estreia.