O programa Papo Animal, do ABC em OFF, apresentando pela jornalista Andréa Brock, que é militante da causa animal, trouxe uma discussão sobre a venda clandestina do veneno Chumbinho, cujo nome técnico é aldicarbe.
O produto surgiu em 2007 e teve sua fabricação e venda proibida no Brasil em 2012 pela Anvisa, após comprovação de que o produto, que era utilizado no combate à pragas na lavoura, poderia levar à morte animais e humanos.
Mesmo com diversas leis no país, o produto ainda é vendido clandestinamente por comércios e até em sites de e-commerce. Recentemente um cachorro do ator Cauê Reymond foi a óbito após ser envenenado pelo produto.
O programa trouxe a participação da adestradora Elisete Ferreira, que teve sua cadela envenenada por chumbinho e também do presidente da Câmara de Casa Branca, Rubinho Scapin, que é autor de um projeto de lei que dispõe sobre a comercialização, venda e distribuição do Chumbinho. O parlamentar também teve sua cachorra envenenada por Chumbinho.
O Papo Animal é apresentado às segunda-feiras, a partir das 15h, nas redes sociais do ABC em OFF. Veja a íntegra do programa.