A preocupação com a falta de mão de obra especializada para o segmento de panificação foi a principal temática do discurso do presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santo André SIPAN, Antonio Carlos Henriques, o Toninho, durante a solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato e da Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria do Grande ABC (AIPAN), realizada em Santo André.
Para o presidente do SIPAN é preciso um trabalho conjunto, focado na profissionalização, de forma a proteger a continuidade da atividade. “Acreditamos que algo precisa ser feito e que o incentivo deve vir de dentro da empresa. O proprietário deve sugerir ao funcionário que venha se juntar a nós investindo em uma profissão que nos deu sustento ao longo da vida.”
Toninho reforçou a importância do papel das padarias para a economia e geração de empregos e assumiram o compromisso de se juntar às entidades na defesa da profissionalização. “É importante que façamos um trabalho de união, pois nossos objetivos são os mesmos e não há motivo para competição”, argumentou o presidente do SIPAN.
O presidente da Aipan, Manuel Melim, também destacou a necessidade de união lembrando o importante trabalho que vem sendo feito em prol da atividade. “A responsabilidade é de todos nós de fazermos um Sindicato e uma Associação mais fortes, para que possamos lutar pelos interesses da panificação em todos os níveis de governo.”
Este ano o SIPAN completa 80 anos e a data, afirmou o presidente, deverá ser comemorada com diversas ações ao longo do ano. “Estamos reformulando a Comunicação da entidade, de modo a estarmos mais próximos dos associados e dos não associados, para que eles também conheçam as Entidades e o que elas podem fazer pelo setor.”
Veja o vídeo.