Mais de dez países foram convidados ao Primeiro Encontro de Repatriação promovido pelo Grupo OSSEL Assistência, nesta quarta-feira (9), na enoteca Mont Cristo, em Santo André. O objetivo da reunião foi estreitar os relacionamentos com os agentes oficiais em território estrangeiro, encarregados de promover os interesses e de proteger os seus nacionais.
Nesta primeira ocasião estiveram presente os cônsules de países como Austrália, Inglaterra, Peru, Irlanda e Portugal, além de empresas como a Point Cargo Empresa Traslado Aéreo, a Drinks Fly Empresa Voo Executivo e os tradutores Juramentados, o inglês Vladmir Vranjack e a espanhola Cristina Vranj.
A Psicanalista Dra Joyce Alves Feliciano, do Instituto Lasso, parceira da OSSEL no projeto Mãos que Acolhem, também esteve presente no evento e falou sobre o luto nas diferentes nacionalidades.
A OSSEL Assistência, marca que atua no segmento funerário, criou em 2021 uma área internacional para cuidar dos casos quando um familiar falece em outro país, pois além da dor imensurável, há grande burocracia, com papeladas e custos altos.
Em ocasiões como esta, é necessário providenciar a repatriação, ou seja, devolver o cidadão a sua pátria de origem, a fim de que seus familiares e amigos consigam realizar sua despedida.
Devido a burocracia e a demora no processo, a contratação desse serviço é cada vez mais comum. E foi a fim de humanizar esse procedimento doloroso e agilizá-lo, que a OSSEL Assistência está ampliando a cada dia seu relacionamento com diplomatas ao redor do mundo.
A empresa acaba de entrar para a NFDA sigla em inglês, (National Funeral Directors Association) que significa Associação Mundial de Serviços Funerários, sendo reconhecida diante dos serviços prestados.
“Esse órgão nos valida como empresa para realizar esse serviço, que não é nada simples. Cada nação tem a sua exigência burocrática, consular e necessidades culturais”, explica Regina Célia Alves Diniz, diretora administrativa e operacional da OSSEL Assistência.
Segundo ela, o bom relacionamento desenvolvido pela marca com as bases dos consulados brasileiros em outros países tem facilitado o processo e o agilizado.
“Em alguns casos, conseguimos trazer o corpo numa média de 15 dias, sendo que os trâmites, de forma comum, podem demorar meses. A partir do momento que a pessoa contrata a OSSEL, o único procedimento que a família precisa realizar é o de nos avisar. A partir de então, vamos reunir documentos e orientar o passo a passo”.
“As empresas funerárias, como nós, possuem a experiência em traslados ao exterior e conhecemos as exigências legais. Nos encarregamos de todos os trâmites junto às autoridades locais e ao Consulado. É necessário, apenas, que um familiar embarque ao país onde o corpo está e procure a funerária que vamos indicar. A partir de então, realizamos todas as outras tratativas. Temos ótimo relacionamento com os cônsules ao redor do mundo”, conta Regina Célia.
O número de repatriação internacional tem crescido anualmente, assim como os processos realizados no Brasil, entre Estados.
“Esse é reflexo do nosso trabalho e nosso reconhecimento mundial na realização deste serviço. Nosso diferencial está, sem sombras de dúvidas, na humanização que trazemos a todo o processo, porque, apesar de burocrático, temos sempre uma família brasileira esperando para se despedir de um amor, um familiar. É angustiante os dias de espera e tentamos dar todo o suporte necessário, além do burocrático, para quem está enfrentando este momento difícil de perda”, afirma Waldnei Pedro da Silva, coordenador operacional da OSSEL Assistência.
O serviço, além de toda a documentação (seja em qual língua for), inclui o translado, preparação, monitoramento e recebimento do corpo (entrada e desembarque em aeroporto). É feito o certificado médico que indique a causa da morte; registro civil do óbito e o consular do óbito no consulado; além do todo o traslado, registrado em cartório brasileiro.
O custo do serviço gira em torno de 20 mil reais, mas esse valor muda muito de acordo com cada caso. Para os associados da OSSEL, dependendo do plano, o custo é menor, uma vez que já possuem toda a parte de assistência funerária.
“É algo que ninguém quer pensar, mas cada dia mais comum, principalmente com o aumento de pessoas que vão morar em outros países, trabalhar ou passear. Nossa missão é dar dignidade a quem foi e cuidar com carinho de quem fica; organizando tudo o que for necessário”, finaliza Regina Célia, diretora administrativa e operacional da OSSEL Assistência.
OSSEL Assistência
Há 35 anos no mercado, a OSSEL Assistência foi criada em 1987 na cidade de Sorocaba e idealizou projeto inovador no segmento funerário, com o Plano Familiar, custo-benefício diferenciado com assistência 24 horas.
No fim dos anos 90, passou a ser presidida por Cesar Marchetti, filho de Arany Marchetti, fundador da marca.
Atualmente, a OSSEL Assistência também se faz presente nas cidades de Votorantim, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora, além da Capital Paulista, cidades do Grande ABC e da Grande São Paulo, com unidades de velório e funeral, estruturas administrativas, de atendimento e venda, além de um centro de treinamento.
A empresa prima pelo acolhimento psicológico das pessoas que passam pela dor do luto. Incentiva tanto práticas esportivas, quanto atletas, além de serviços sociais. Em cifras atualizadas, a empresa alcançou 166,8 milhões de reais em valor de marca, considerando seus dois mercados de atuação – região de Sorocaba, da Grande São Paulo e ABC.
Líder na América Latina, é reconhecida mundialmente pela humanização no atendimento, contando com mais de 1 milhão e meio de associados no Estado de São Paulo.