Música de qualidade e gastronomia típica marcaram a 1ª Festa Nordestina de São Bernardo realizada entre a última sexta-feira e este domingo (21 a 23) na Esplanada do Paço Municipal.
Idealizada para homenagear os moradores nordestinos e seus descendentes, a festa teve como atração principal o show de Os Barões da Pisadinha, que atraiu mais de 50 mil pessoas em um único dia. Além da banda baiana, também subiram ao palco artistas locais e grandes nomes da música nordestina. Ao todo, foram mais de 60 mil pessoas nos três dias de evento.
A programação foi iniciada na noite sexta-feira (21) com show de Paulinho Maranhão. No dia seguinte, foi a vez dos artistas Zé Gonçalves, Acácio e Cristiano Neves. O ápice da festa ocorreu no domingo com a apresentação musical de Os Barões da Pisadinha.
Atração mais aguardada, a banda baiana animou o público com hits como “Recairei”, “Tá Rocheada”, “Não deixa eu saber”, entre outros. Antes deles, também se apresentaram Lippe Rodrigues e Lorena Alexandre (cover de Marília Mendonça).
Leia mais:
– São Bernardo inicia revitalização do campo do Parque Selecta
– Primeiro dia da Festa Nordestina agita o público em São Bernardo
– São Bernardo anuncia expansão do Programa Mais Luz para o Jordanópolis
Segurança e solidariedade também marcaram a festa
“Um evento raíz, com cultura nordestina em todas as suas vertentes, seja na música contemporânea ou na culinária. É a nossa forma de agradecer o povo que veio do nordeste e que ajudou São Bernardo ser a potência que é hoje. Uma cidade de gente trabalhadora. Obrigado a todos os nordestinos pela contribuição cultural e social ao longo dos anos e a todos que marcaram presença em mais esse evento de sucesso realizado na nossa Esplanada”, destacou o prefeito Orlando Morando
.O forte esquema de segurança, com revista feminina e masculina na entrada do evento por parte da Guarda Civil Municipal (GCM) e reforço de efetivos da Polícia Militar, deu resultado. Nenhuma ocorrência policial foi registrada ao longo do evento.
O público presente também deu exemplo de solidariedade e doou volume superior a 10 toneladas de alimentos não perecíveis. Os itens arrecadados serão encaminhados ao Banco de Alimentos de São Bernardo, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Além da programação de shows, o destaque foi a feira gastronômica, com diversas opções de comidas e bebidas, incluindo pratos típicos da região nordeste, como buchada, baião de dois, cuscuz e tapioca. Ao todo, foram 45 barracas, sendo 24 de empreendedores de economia criativa, com comercialização de produtos artesanais.
Veja os vídeos.