A Praça da Moça, no centro de Diadema, recebeu o efetivo da Operação Impacto na tarde desta terça-feira (14) com cerca de 300 agentes das forças de segurança e 129 viaturas, entre Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Polícia Civil, que reforçam o policiamento na cidade.
A operação integrada teve início no último dia 10 e seguirá até a próxima segunda (20) em pontos estratégicos da cidade.
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, destacou que, em junho deste ano, o município deu um passo histórico com a assinatura do Termo de Cooperação entre as forças de segurança.
“Estamos escrevendo um novo capítulo na história da cidade, de integração, inteligência e presença real nas ruas. Hoje, voltamos a reunir as forças com o mesmo propósito, garantir a paz, a ordem e o direito de as pessoas viverem com tranquilidade”, afirmou.
Também ressaltou os avanços com as ações integradas entre as forças policiais e a Prefeitura, com redução de cerca de 25% nos roubos em geral e 14% nos roubos de veículos em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública.
“Desde o início deste trabalho conjunto, reduzimos roubos, fortalecemos o patrulhamento, ampliamos operações preventivas e zeramos os pancadões que tiravam o sono do trabalhador”, disse o prefeito.
O secretário municipal de Segurança Cidadã de Diadema, Paulo Pinheiro da Silva, agradeceu a presença dos agentes e o trabalho pela redução da criminalidade. “Os índices estão despencando e a presença constante nas ruas aumenta a sensação de segurança das pessoas”, afirmou.
O delegado seccional de Diadema, Eduardo Castanheira, reafirmou a importância das operações conjuntas. “Tenho certeza de que, com a união das forças, como já está sendo observado por meio dos índices criminais, estamos dando uma resposta à população de Diadema com a baixa nos índices criminais”.
Para a comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Viviane Cristina Santana, é uma alegria Diadema sediar a operação. “É mais um tijolo no combate à criminalidade e melhoria da sensação de segurança. As ações não param para trazer a tranquilidade que a população merece”.