A Secretaria de Meio Ambiente de Ribeirão Pires, em conjunto a Polícia Civil e a Guarda Municipal, realizou uma operação de combate ao tráfico de animais silvestres neste domingo (21).
Um homem que transportava uma Cobra Píton, espécie exótica, sem as devidas licenças ambientais foi preso. A ação aconteceu durante uma blitz na região central da cidade. O responsável foi encaminhado ao 1º DP e o caso está sendo investigado.
Leia mais:
Ribeirão Pires atinge 70% de cobertura com iluminação de LED
Ribeirão Pires inicia consulta pública para revisão do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos
Ribeirão Pires libera vacina contra gripe para público geral
O animal que tem 1,5 metro está em observação na sede da equipe ambiental e assim que tiver condições será destinado a um parque ou local adequado. De acordo com as autoridades, a cobra Píton não é nativa do país, impossibilitando sua reintrodução à natureza.
“A fiscalização e o combate ao tráfico de animais silvestres são de extrema importância para preservar a biodiversidade e garantir a proteção das espécies. A equipe ambiental de Ribeirão Pires está empenhada em realizar rondas e atender denúncias relacionadas ao tráfico de animais, com o objetivo de coibir essa prática ilegal e garantir a segurança dos animais e dos munícipes”, ressaltou a secretária de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Andreza Araújo.
A população pode denunciar anonimamente casos suspeitos de tráfico de animais silvestres pelo telefone 4824-4197.