Prefeitura de São Caetano, por meio da Seseg (Secretaria de Segurança), deflagrou na tarde da quinta-feira (16) a Operação Carnaval Seguro, que contará com 784 agentes das Forças de Segurança da cidade, compostas pelas Polícias Militar e Civil e a GCM (Guarda Civil Municipal).
A Operação Carnaval Seguro foi oficialmente aberta com a reunião de cerca de 90 agentes e 30 viaturas, que se concentraram em frente ao prédio da Câmara Municipal e saíram pelos bairros da cidades realizando bloqueios e saturação (intensificação das rondas).
O secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva, ressaltou a sinergia existente entre as Forças de Segurança em São Caetano. “Com certeza, essa interação entre GCM, Polícia Militar e Polícia Civil é extremamente benéfica para os moradores de São Caetano, que têm a certeza de que nossa cidade estará, sempre, muito bem guardada e atenta em todos os bairros, todos os eventos, como este de agora no Carnaval, em que teremos um grande contingente nas ruas, com objetivo de oferecer mais segurança e tranquilidade para os cidadãos”, enalteceu Lourival.
Além desta grande interatividade entre as Polícias Militar, Civil e GCM, São Caetano conta, também, com alta tecnologia voltada para a segurança dos moradores. O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) tem um sistema de videomonitoramento com mais de 360 câmeras de alta resolução, espalhadas em pontos estratégicos por todos os 15 bairros da cidade, dois drones de grande alcance (mais de 7 km de alcance de voo) e o apoio irrestrito de agentes da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) e da Defesa Civil, sempre a postos para possíveis eventualidades.
“Este trabalho em conjunto com outras secretarias é muito importante para podermos oferecer ao morador de São Caetano um trabalho de excelência e, consequentemente, que ele tenha um carnaval bastante familiar e seguro, como sempre foi uma característica da festividade na cidade”, finalizou Lourival.
DETENÇÕES
Durante o primeiro dia de Operação Carnaval Seguro, dois homens (32 e 30 anos, ambos com passagens pela polícia) foram detidos em flagrante (furto), na quinta-feira (16), no Bairro Fundação. Os dois foram levados à Delegacia Sede e ficaram à disposição da Justiça.