A Operação ABC + Seguro, iniciativa articulada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e que teve a quarta edição realizada nesta quarta-feira (6) com a ação integrada das Guardas Civis Municipais (GCMs) dos sete municípios, resultou na prisão de quatro criminosos por tráfico de entorpecentes em Santo André.
Com isso, a operação já contabiliza seis detenções desde o início das atividades conjuntas das forças de segurança municipais do ABC.
Com foco na repressão qualificada ao crime e no aumento da sensação de segurança, a operação mobilizou grande efetivo.
Foram cerca de 100 agentes e 38 viaturas empenhados na operação, que atuaram em pontos estratégicos das divisas de Santo André com São Caetano do Sul, São Paulo (zona leste), Mauá e São Bernardo.
Além das quatro prisões por tráfico de drogas, a operação também contabilizou apreensão de 1.922 porções de maconha, 1.292 de cocaína e 1.003 de crack; R$ 6.670,00 em dinheiro; três celulares; e teve mais de 80 veículos abordados e 100 pessoas revistadas.
A ação ainda incluiu 16 pontos de visibilidade e blitz, 15 averiguações de suspeitos, apoio a órgãos policiais e de trânsito, e a condução de todo o material e detidos ao 6º Distrito Policial de Santo André.
Para o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, o resultado é mais um indicativo da eficácia da cooperação regional.
“A Operação ABC + Seguro mostra que quando os municípios atuam juntos, a criminalidade recua. É a integração entre as cidades gerando resultados concretos para a população”, afirmou.
O Programa ABC + Seguro foi lançado em 2025 pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC com o objetivo de integrar ações das forças municipais de segurança e ampliar a prevenção e repressão ao crime na região.
Um dos pilares do projeto foi a assinatura de um termo de cooperação que permite as GCMs atuarem em território vizinho durante abordagens e patrulhas, fortalecendo o trabalho conjunto entre as corporações.
									 
					
    
    
											
    





