A Prefeitura de Santo André apresentou, nesta segunda-feira (3), o primeiro ônibus elétrico 100% brasileiro a circular no município.
É um veículo de 12,1m com tecnologia de tração elétrica Eletra, carroceria Caio e-Millennium e baterias e motores elétricos WEG –todas empresas brasileiras –e chassi Mercedes-Benz fabricado em São Bernardo do Campo.
O ônibus elétrico iniciará nos próximos dias uma fase de testes sem passageiros numa das linhas atendidas pela Viação Guaianazes.
Segundo a empresa, o veículo circulará em Santo André por alguns dias com o objetivo de analisar as condições viárias para este modal específico e realizar estudos de capacidade e dimensionamento de baterias para as linhas do sistema.
Leia mais:
– Sabina divulga programação especial de férias
– Santo André realiza mutirão de oftalmologia para 1,3 mil crianças e adolescentes
– Vila Sacadura Cabral ganha centro comunitário revitalizado e praça com wi-fi
Santo André espera linhas de financiamento do governo federal
A ideia é que a partir do ano que vem a frota seja substituída gradativamente.
“O nosso maior desafio é o custo. Cada ônibus desses custa 2,5 milhões. Nossa meta é não onerar o p assageiro e por isso precisamos de incentivos e linhas de crédito do governo federal”, afirmou o prefeito Paulo Serra
.Em sua primeira visita ao ABC, há exatamente 1 mês, o presidente Lula visitou a sede da ELETRA onde são feitas as unidades do ônibus elétrico.
“Acreditamos que o governo federal irá ajudar os municípios a substituírem suas frotas pois isso é uma tendência mundial em virtude da sustentabilidade e do Meio Ambiente, afirmou Paulo Serra.
O prefeito destacou também que a sustentabilidade é um dos principais pilares do projeto Santo André 500 anos. “A substituição da frota por veículos não poluentes vai ao encontro de tudo que acreditamos ser o melhor futuro para a cidade”, complementou.
A reportagem do ABC em OFF acompanhou.
Veja os vídeos.