Próximo de ser entregue, o Hospital Público Veterinário de São Bernardo terá estrutura ampla e moderna para atendimento dos pets da população de baixa renda da cidade, com oferta de tratamento ambulatorial na Clínica Veterinária e cirurgias em área anexa, junto ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
As obras do novo equipamento estão em fase final de adequação, conforme destacou o prefeito Orlando Morando, durante vistoria realizada nesta segunda-feira (13) ao lado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, e do secretário de Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Pery Cartola.
“Este será mais um importante equipamento de saúde da nossa cidade. Com ampliação dos serviços já ofertados pelo CCZ, será responsável pelo plano de zerar a fila de castrações para controle populacional, além de realizar consultas e exames dos pets da população mais vulnerável e de baixa renda, entre outros serviços”, relatou Morando.
ESTRUTURA – O equipamento contará com consultórios, salas de centro cirúrgico, enfermarias, laboratórios, salas de raio-x e exames de imagem. O equipamento terá capacidade para realizar 500 consultas e 400 castrações por mês.
De acordo com o chefe da pasta de Saúde, que além das castrações, o hospital também irá atender outros tipos de ocorrências. “O equipamento veterinário também terá estrutura para atender animais vítimas de atropelamentos, doenças degenerativas, doenças parasitárias e contagiosas, transmissíveis ao homem ou não. Assim, teremos abrangência maior em saúde pública”, explicou.
CASTRAMÓVEL – Além do novo hospital veterinário, a Prefeitura conta com o serviço de castração itinerante, por meio do Castramóvel, entregue em 2020. O Castramóvel leva o serviço de controle populacional de animais aos bairros mais distantes e para a população mais carente do município, que tem dificuldade de acesso ao CCZ.