Passados pouco mais de 45 dias do início das obras de urbanização do Parque Imigrantes, em São Bernardo, já é possível observar evolução significativa no local. Os trabalhos para a implantação de infraestrutura caminham conforme o cronograma, com avanço na instalação de sistema de drenagem, redes de água e esgoto, guias, sarjetas e calçadas, entre outras ações.
As ações visam oferecer melhores condições de vida às 2.504 famílias que vivem na região. Ao todo, o projeto, sob responsabilidade da Secretaria de Habitação, demanda investimento de R$ 32 milhões.
Em vistoria ao Parque Imigrantes, o prefeito Orlando Morando ressaltou a importância da reestruturação completa do bairro para quem vive naquele local.
Leia mais:
– São Bernardo interdita acesso à Avenida Robert Kennedy pela Avenida Piraporinha
– São Bernardo autoriza obras de Complexo Aquático no Bairro Batistini
– São Bernardo inicia revitalização do Campo de Futebol dos Finco
“Fiz questão de voltar aqui, depois de 45 dias de assinada a ordem de serviço para início dos trabalhos, para verificar de perto a evolução desse processo de reestruturação completa, que permitirá o fim da poeira e do barro, para um Parque Imigrantes novinho em folha, muito melhor para a população viver. Estamos realizando diversas melhorias nessa área, que incluem desde a reforma das escolas municipais, entrega de uma Arena Parque de Esportes e, recentemente, o início da operação de ônibus 100% elétricos, movidos a bateria, no novo corredor verde na Linha 20 (Parque Imigrantes/Paço)”, destaca.
O projeto de execução e implantação de obras de melhoramento do Parque Imigrantes têm como objetivo principal viabilizar a moradia adequada para as famílias residentes no perímetro de intervenção, com soluções técnicas que compatibilizem o direito à moradia e o meio ambiente sustentável.
Melhorias
Dentro da proposta de promover acesso à infraestrutura básica urbana no bairro, estão incluídas a instalação de 21.130 metros quadrados de pavimentação asfáltica e de calçadas, 1.562 metros de drenagem, 549 metros de canalização de córrego, 5.966 metros de redes de água e esgoto, recuperação ambiental em área de 2.062 metros quadrados, serviços que visam a mobilidade e acessibilidade.
Em complemento, ainda em 2021, foi realizada obra para contenção de encosta, sistema de drenagem e passeios na Rua Paraíba – melhoria para redução de riscos de deslizamentos de terra.
Regularização Fundiária
A última etapa de melhorias para o Parque Imigrantes prevê a regularização fundiária dos setores configurados como assentamentos precários e irregulares. Por meio do Programa A Casa é Minha, maior projeto de regularização fundiária da história de São Bernardo, estão sendo investidos R$ 2 milhões para garantir a posse definitiva dos lotes a cerca de 2.497 famílias.