Começou em Curitiba nesta quinta quinta-feira (18), às 12h, o teste com passageiros do novo ônibus elétrico 100% brasileiro, com sistema de tração/eletrificação e-Bus Eletra, carroceria Caio EMillennium, chassi Mercedes-Benz e motor elétrico e baterias WEG. O início oficial do teste ocorreu na Auto Viação Redentor, operadora do veículo, com participação do prefeito Rafael Greca, do secretário da URBS, Ogeny Pedro Maia Neto, e da presidente da Eletra, Milena Romano. Fundada em 1º de julho de 1958, a Auto Viação Redentor sempre buscou transparência e qualidade na prestação dos seus serviços. Isso se consolidou no ano de 2006, quando foi certificada ISO 9001. Mantém sua certificação até hoje. Fato que contribui para a melhoria contínua e a excelência nos serviços prestados. “O que a gente espera desse serviço é que, em primeiro lugar, tenhamos uma aceitação da população. Os testes servirão também para avaliarmos como é o desempenho dos veículos em comparação aos veículos a diesel, porque nós não podemos deixar cair a qualidade do transporte coletivo. Essa é nossa meta, ônibus ecologicamente corretos com a mesma qualidade que sempre oferecemos na prestação do serviço”, explica Ângelo Gullin, presidente do Conselho da CWBUS, empresa que integra o ecossistema de inovação de Curitiba na área de mobilidade urbana, com o objetivo de participar da construção de soluções de deslocamentos nas cidades em sintonia com a necessidade das pessoas, de maneira simples, ágil e ambientalmente sustentável, cuja Auto Viação Redentor é associada. O teste do veículo de 12,1m faz parte do programa de transição das frotas de ônibus movidos a diesel para energias renováveis da Prefeitura de Curitiba. O ônibus entrará em operação com passageiro já nesta sexta-feira. O veículo tem tecnologia inteiramente nacional desenvolvida pela Eletra, empresa brasileira de tração e eletrificação de ônibus elétricos com sede em São Bernardo do Campo (SP). O novo veículo foi apresentado a autoridades e operadores de transportes no último dia 11, num evento em que o prefeito Rafael Greca anunciou a compra de 70 ônibus elétricos para a Rede Integrada de Transporte de Curitiba (RIT). O anúncio foi feito durante o Workshop Modelos de Negócio para Eletromobilidade, no Complexo Imap, no Parque Barigui. A Prefeitura irá investir R$ 200 milhões, em recursos próprios, na aquisição desse primeiro lote de 70 veículos elétricos para operar no transporte público municipal. Segundo o prefeito Rafael Greca, o objetivo é iniciar um processo de implementação da eletromobilidade em larga escala na cidade, dentro do Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba. Concluída a fase de testes, a Prefeitura prevê que os ônibus elétricos entrem em operação normal na rede pública de transportes em 2024. O ônibus elétrico Eletra/Caio/WEG foi inteiramente fabricado no Brasil. Tem ar condicionado, wi-fi e capacidade para 70 passageiros, com emissão zero de poluentes e baixíssimo nível de ruído. A autonomia chega a 250 km, sem necessidade de recarga das baterias, e velocidade máxima de 60 km/h. Um de seus equipamentos de bordo é o INbus, que permite visualizar a lotação em tempo real. TECNOLOGIA NACIONAL O novo veículo faz parte da mais completa linha de ônibus elétricos da América Latina, todos desenvolvidos com sistema de tração/eletrificação e-Bus Eletra. Além do ônibus de 12,1m, a linha de veículos Eletra inclui modelos de 10m (Midi), 12,5m, 12,8m (Padron), 15m e 21,5m (Articulado), além do e-Trol (veículo desenhado especialmente para operação em corredores exclusivos – BRT). Todos foram desenvolvidos em parcerias com empresas brasileiras de transporte público, como Caio (carrocerias), WEG (baterias, motores elétricos e inversores), Mercedes-Benz e Scania (chassis). “São modelos concebidos para operar em diferentes ambientes urbanos, em qualquer cidade brasileira ou latino-americana” – diz Milena Romano, presidente da Eletra. “Curitiba experimentará a melhor tecnologia de tração elétrica para transporte público da América Latina, desenvolvida pela Eletra ao longo de 20 anos de inovação”. Ônibus elétricos semelhantes, com a tecnologia e-Bus Eletra, já circulam desde o ano passado em capitais como Salvador, Vitória e São Paulo. Sobre a Eletra A Eletra é uma empresa 100% brasileira, com foco em tecnologia de tração elétrica e integração de sistemas elétricos para transporte de passageiros e de carga. Em sua nova fábrica, tem capacidade de produzir 1.800 ônibus elétricos/ano, podendo ampliar essa produção em 50% e, com isso, atender à demanda por ônibus elétricos de todos os municípios que aprovaram programas de renovação das frotas de transporte no Brasil. Conta em seu portfólio com e-Bus 12,1m; 12,8m (Padron); 15m; 21,5m articulado, 10m (Midi) e e-Trol 21,5m. Parcerias O eMillennium marca Caio é uma carroceria desenvolvida com tecnologia nacional exclusivamente para chassis movidos a propulsão elétrica por bateria. O modelo possui um amplo salão interno, característico do novo portfólio de produtos da marca. É equipado com o que há de mais atual em elementos voltados à mobilidade sustentável e produzido com itens em polímero, material 100% reciclável, que confere alta durabilidade, robustez e acabamento superior. Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos com foco em motores, redutores e transformadores de energia, produtos e sistemas para eletrificação, automação e digitalização. A WEG se destaca em inovação pelo desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências voltadas a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica. Com operações industriais em 15 países, presença comercial em 37 países e vendas para mais de 135 países, a companhia possui mais de 39 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2022, a WEG atingiu em faturamento líquido de R$ 29,9 bilhões; destes, 50,3% proveniente das vendas realizadas fora do Brasil. |
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