O presidente Lula demitiu nesta quarta-feira (25), a economista Rita Serrano, que ocupava a presidência da Caixa Econômica Federal. Ela foi comunicada em reunião no Palácio do Planalto, no fim da manhã.
Nome da região, Rita Serrano foi Presidente do Sindicato dos Bancários do ABC e Vice-Prefeita de Rio Grande da Serra entre 2001 e 2004. Ela é funcionária de carreira desde 1989 e estava no governo desde o início do mandato de Lula como presidente da instituição. Antes, participou do Conselho de Administração do banco.
Trata-se da terceira mulher a ser demitida por Lula. Em julho, o presidente tirou Daniela Carneiro do Ministério do Turismo para acomodar o deputado Celso Sabino (União-PA) a pedido do partido.
Em setembro, demitiu Ana Moser do Ministério dos Esportes, apesar das fortes críticas de lideranças esportivas e da pressão de outras mulheres do governo. No lugar de Moser assumiu o deputado federal André Fufuca (PP-MA).
Já no lugar de Rita assumiu o economista Carlos Vieira Fernandes, servidor da Caixa, que contou com o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Anteriormente, Vieira Fernandes já havia ocupado cargos de confiança em ministérios de partidos do Centrão.