O prefeito Ricardo Nunes anunciou nesta quinta-feira (27) a programação oficial do Natal Iluminado 2025 e do Réveillon na Paulista, que transformarão São Paulo em um grande circuito de luzes, arte e cultura – com a maior operação de segurança já preparada para as festas de fim de ano da cidade.
Sob coordenação do secretário Orlando Morando, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana montou um plano especial que mobiliza mais de 1.100 agentes da GCM, drones do Dronepol e milhares de câmeras do Programa Smart Sampa, garantindo proteção reforçada e monitoramento inteligente em todos os pontos de celebração.
A operação especial da Secretaria Municipal de Segurança Urbana abrangerá todos os 50 pontos icônicos decorados e iluminados da cidade, entre ruas, avenidas, praças, parques e cartões postais, com reforço permanente do patrulhamento da GCM, em especial no período noturno.
Vias estruturais, como 23 de Maio, Radial Leste, Braz Leme, Sumaré, Giovanni Gronchi e Marginais também recebem iluminação natalina e reforço nas rondas da guarda, assim como os parques Ibirapuera, Carmo, Villa-Lobos, Anhanguera e Chácara do Jockey.
Somente na região central e todo Centro Histórico, serão 72 policiais municipais, 36 viaturas, 145 câmeras e apoio do Smart Bus.
Outro ponto que ganhará reforço no policiamento será a região do Parque do Ibirapuera, devido à Árvore de Natal decorada, com 23 agentes da GCM, 13 viaturas, 259 câmeras e Smart Bus.
Já no Réveillon da Paulista e na São Silvestre, a operação mobilizará 1.074 agentes, 355 viaturas, equipes bilíngues, o Dronepol, 9.428 câmeras do Smart Sampa, além do Smart Bus e do Smart Dog, garantindo vigilância total e resposta imediata em todas as frentes.
“Começa hoje a festa mais iluminada, animada e segura da história de São Paulo, que segue até o Réveillon. Mais uma iniciativa importante do prefeito Ricardo Nunes e que contará com todo o suporte da tecnologia do Programa Smart Sampa e da nossa Polícia Municipal para dar tranquilidade aos turistas e visitantes de São Paulo”, declarou Morando.
As iniciativas, que seguem até 6 de janeiro, combinam iluminação inédita, atrações culturais e ampla operação pública. O conjunto deve movimentar a economia da capital em mais de R$ 2 bilhões, com 18 mil empregos gerados, segundo projeções da FGV.
Todas as regiões da cidade recebem cenários temáticos, oficinas gratuitas, decoração especial e programação diária. Cada uma das 32 subprefeituras terá uma árvore de Natal de 13,5 metros de altura.
Segundo o prefeito Ricardo Nunes, além das tradicionais ações na região central, as regiões mais periféricas da cidade também receberão atividades da programação.
“Todas as principais vias da cidade que dão acesso às zonas Norte, Oeste, Leste e Sul, enfim, todos os cantos da cidade, terão as vias iluminadas. Ou seja, nós teremos árvores com luzes, iluminação e enfeites”, explicou.
Para garantir conforto e segurança durante toda a programação de Natal e Ano Novo, a Prefeitura também contará com o apoio da Polícia Militar, que empregará 2.000 policiais na operação do Natal no Centro e 1.950 no Réveillon da Paulista, utilizando drones, torres de observação, policiais infiltrados e 200 câmeras com reconhecimento facial.
Réveillon da Paulista
O Réveillon da Avenida Paulista deste ano será o maior já realizado pela cidade, com 14 horas ininterruptas de música e um line up de dez grandes atrações que se apresentam a partir das 14h do dia 31 de dezembro: Colo de Deus, Frei Gilson, Padre Marcelo Rossi, João Gomes, Belo, Maiara & Maraisa, Ana Castela, Simone Mendes e Latino.
A festa contará ainda com 15 minutos de queima de fogos silenciosos.
A celebração coincide com a histórica 100ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, que reunirá 55 mil atletas de 48 países.






