Às 4h da manhã desta segunda-feira, feriado de 1º de Maio, já chegavam à Central de Trabalho e Renda (CTR) de São Bernardo, região central da cidade, os primeiros participantes do Mutirão de Emprego, organizado pela Prefeitura.
A iniciativa, em homenagem ao Dia do Trabalhador, registrou atendimento presencial de 1.502 pessoas no período das 6h às 17h, em evento que concentrou mais de 850 vagas disponibilizadas entre 38 empresas.
A ação foi executada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo, com o objetivo de fomentar a criação de novas oportunidades de trabalho.
A faixa salarial das vagas variou de R$ 1.320 a R$ 4.000, entre diversas áreas de atuação profissional, incluindo serviços, comércio e construção civil, com cargos para todos os níveis de escolaridade. A ação abrangeu também postos voltados exclusivamente a PCDs (Pessoas com Deficiência).
Leia mais:
Comitiva do CAF visita São Bernardo e realiza fiscalização de obras na cidade
Deputada Carla Morando faz indicação para aumento do efetivo da PM no ABC
São Bernardo promove mutirão de emprego no Dia do Trabalho
Entorno da CTR foi fechado para maior segurança dos participantes do evento
A CTR de São Bernardo foi simbolicamente escolhida para recepcionar os interessados nas vagas. O equipamento, que funciona na Rua Padre Lustosa como espécie de agência pública de emprego durante os dias de semana, serviu como estrutura especial de criação de oportunidades de recolocação no mercado.
Situada entre a Avenida Brigadeiro Faria Lima e a Jurubatuba, a rua onde fica a central foi provisoriamente fechada para proporcionar maior segurança aos participantes do evento.
“Mais uma ação de sucesso relacionada ao estimulo à geração do emprego em São Bernardo que se transformou em marca. O mutirão é uma nova modalidade de política pública implantada na cidade para movimentar a criação de oportunidades de trabalho e renda, atingindo o alvo de intermediação do público com as empresas. Esse conceito aplicado se mostrou exitoso, assim como os feirões, já consolidados no município. Desta forma, temos galgado números extremamente eficazes junto ao Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), coletado pelo governo federal”, destacou o prefeito Orlando Morando.
O Mutirão de Emprego de São Bernardo mobilizou diversas secretarias municipais. Cerca de 60 pessoas foram acionadas para auxiliar no trabalho. Além de funcionários da pasta responsável pela ação, servidores da Guarda Civil Municipal (GCM), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e departamento de trânsito deram também suporte em todo o decorrer da atividade.