O fundador da Jovem Pan, Antonio Augusto Amaral de Carvalho, conhecido como “Seu Tuta”, morreu nesta 2ª feira (4.nov.2024), aos 93 anos.
Em nota, a Jovem Pan disse que o comunicador estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A causa da morte não foi informada.
“Seu Tuta” começou a carreira em 1949. Mas foi durante a década de 1960, na TV Record, que o comunicador coordenou a criação de eventos e programas que marcaram a comunicação brasileira.
Em 1965, o empresário transformou a antiga Rádio Panamericana na atual Jovem Pan. A programação trouxe novidades para o cenário da radiofonia brasileira, como o noticiário “Jornal da Manhã”.
Em 1976, ele inaugurou outra frequência de rádio (a Jovem Pan 2 FM) e, em 1991, um canal televisivo –a TV Jovem Pan–, que durou até julho de 1995. Mas, em 2021, voltou a ter um canal, a Jovem Pan News, na TV por assinatura.
O Governo do Estado divulgou nota de pesar:
NOTA DE PESAR – Falecimento de Antônio Augusto Amaral de Carvalho
O Governo de São Paulo lamenta o falecimento do empresário Antônio Augusto Amaral de Carvalho, ocorrido nesta segunda-feira (4), aos 93 anos. Com uma longa e notável trajetória no rádio e na televisão, “Seu Tuta”, como era conhecido, fundou a Rádio Jovem Pan e foi pioneiro ao realizar as primeiras transmissões esportivas ao vivo fora do eixo Rio-São Paulo. Na TV Record, marcou época ao organizar os históricos festivais de música e formatar programas de sucesso, como a “Família Trapo”. Nossos sentimentos aos familiares e amigos. Está decretado luto oficial de três dias no estado de São Paulo.
Tarcísio de Freitas
Governador do estado de São Paulo