Com menos de um ano de funcionamento, a clínica ABA VILI, que faz parte do grupo OSSEL, tem se consolidado como uma das mais completas no atendimento e diagnóstico de crianças com transtornos do espectro Autista, T21 (Síndrome de Down), síndromes raras, deficiência intelectual, TDAH, TOD, dentre outras.
A fim de estabelecer um diagnóstico preciso e estabelecer o tratamento mais adequado, a clínica oferece também o atendimento de Neuropsicologia. O tema foi abordado no Momento Grupo OSSEL Assistência dentro do ABC em OFF Podcast com a neuropsicóloga Camila Mamede, que atende na clínica, e também pela coordenadora da área escolar da ABA VILI, Patrícia de Menezes.
Segundo explicou Camila, trata-se de uma especialidade responsável por estudar e compreender a forma como o cérebro afeta as funções cognitivas. Dentre essas funções estão a memória, atenção e o comportamento. “Na avaliação neuropsicóloga nós conseguimos identificar as áreas que estão em prejuízo”, explica.
De acordo com a profissional, pais devem ficar atentos às questões como dificuldade de concentração, de atender comandos, de socialização e outras indicações. “É importante salientar que algumas crianças têm mais facilidade para desenvolver algumas habilidades e outras não”.
Por ser um procedimento complexo, todo o processo da avaliação neuropsicológica leva até algumas semanas. “Nem sempre é possível fazer os testes de uma só vez”, revela Patrícia de Menezes, coordenadora da área escolar da ABA VILI.
Informações e análises são extremamente importantes não só para estabelecer o diagnóstico, mas também para definir a condução do tratamento. “Na clínica costumamos fazer uma avaliação disciplinar com coleta de dados que vão desde a gestação até os dias atuais da criança”, comenta a neuropsicóloga.
A ABA VILI está localizada em Santo André e reúne diversos tratamentos como Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Hidroterapia e Psicologia, PET Terapia, Gameterapia e Musicoterapia. O local é referência no atendimento às crianças e jovens atípicos, sendo que é a única na região do ABC que trabalha exclusivamente com essa especialidade.
Veja a íntegra da entrevista concedida aos jornalistas Anderson Afonso, Leandro Amaral e Andréa Brock.