O Governo do Estado emitiu a Licença Ambiental Prévia para dois projetos de construção em linhas do Metrô na cidade de São Paulo e ABC. Segundo publicação no Diário Oficial (DO) desta segunda-feira (30), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb avaliou e autorizou as obras da Linha 20-Rosa e da Linha 2-Verde até Cerro Corá, na Zona Oeste da capital paulista.
Na divulgação do DO, a Cetesb tornou público que concedeu à Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô a Licença Ambiental Prévia nº 2964, de 26/09/2024, para a Linha 20-Rosa (trecho Santa Marina – Santo André) e para o prolongamento da Linha 2-Verde (trecho Vila Madalena – Cerro Corá), abrangendo os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo. A licença tem validade de cinco anos, contados a partir da data de emissão.
No início do mês, o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, confirmou, em primeira mão, durante visita ao gabinete da deputada Carla Morando, o parecer favorável da Cetesb para a implantação da Linha 20 Rosa.
Na ocasião, a parlamentar destacou a importância da obra para a região. “Como disse ao governador Tarcísio de Freitas e aos secretários de Estado, esta é uma obra muito importante para população do Grande ABC. Por isso, pedimos celeridade nos trabalhos para implantação da linha que ligará nossa região à cidade de São Paulo e beneficiará um milhão e meio de passageiros por dia”, citou Carla Morando.
Em entrevista exclusiva ao ABC em OFF , o governador Tarcísio de Freitas destacou a importância da obra e projetou o início das intervenções.
O leilão da Linha 20 pode ocorrer em 2026, com previsão de oito anos para conclusão das obras. Será construída entre as futuras estações Santa Marina e Santo André, com uma extensão de 32,607 km e previsão de entrega para 2035.
O governador explicou qual o formato para viabilizar a obra.
A Linha 20-Rosa do Metrô terá 33 km de extensão, com 24 estações chegando até o ABC, nas cidades de Santo André e São Bernardo. Partirá da região da Água Branca até Santo André terá integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 6-Laranja de metrô, além das linhas 7-Rubi e 8-Diamante de trens, prevendo ainda se integrar com a futura Linha 22-Marrom.