No fim de semana tem nova ação de vacinação contra a Covid em Mauá. Neste sábado (01/04), os profissionais da saúde estarão imunizando o público com 12 anos ou mais no Supermercado Nagumo (Avenida Barão de Mauá, 3.232, Jardim Maringá). As crianças a partir de 6 meses receberão as doses na UBS Macuco (Rua Remo Luís Corradini, 115, Jardim Zaíra).
No local também será feita a atualização da caderneta de vacinação infantil. O horário, em ambos os endereços, é das 9h às 16h.
QUEM DEVE TOMAR
Podem tomar o reforço bivalente as pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e mulheres que deram à luz há até 45 dias (puérperas), povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e imunocomprometidos acima de 12 anos (pessoas com HIV, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, pacientes em hemodiálise e oncológicos).
Também estão recebendo a vacina os profissionais de saúde acima de 18 anos. O grupo inclui os trabalhadores de serviços como hospitais, clínicas e laboratórios, entre eles, médicos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas. Para ser imunizado é preciso ter completado o esquema primário (primeira e segunda dose) há, pelo menos, quatro meses.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Os idosos devem levar RG ou CNH e carteirinha de vacinação. Imunocomprometidos precisam ainda de laudo, exame ou receita. Indígenas e quilombolas, o comprovante/declaração de pertencimento, e povos ribeirinhos, a autodeclaração.
Gestantes não necessitam comprovar a gravidez. As mulheres que deram à luz há até 45 dias puérperas deverão apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital. Os profissionais de saúde precisam portar documento com foto, CPF, comprovantes das vacinas anteriores e de atuação na área (carteira de trabalho, contrato de trabalho ou de estágio, declaração de hospitais, clínicas ou faculdades. É fundamental o trabalhador estar ativo em um estabelecimento de saúde.
O esquema básico contra a Covid está disponível para todas as faixas etárias a partir dos 6 meses. A terceira dose é aplicada a partir dos 5 anos e a quarta em pessoas acima de 18 anos, desde que respeitado o intervalo de quatro meses. Imunossuprimidos com 18 anos ou mais podem ganhar a quinta dose.